Jornalíssimo

por João Fernando Ramos, Rui Sá

"Linka-te aos outros", um concurso da AMI, quer incentivar novas propostas de intervenção social. Podem participar estudantes do 7º ao 12º . Os cinco melhores projetos ganham um financiamento que pode chegar aos 2000 euros para se tornarem realidade.
Este é um do Jornalíssimo, a rubrica do Jornal 2, que lê o mundo a pensar nos mais novos.

Esta semana Joana Fillol revela uma curiosidade que pode vir a revolucionar o trabalho das forças de segurança em todo o mundo.

Cientistas criaram um nariz de cão artificial usando uma impressora 3D. O resultado foi um detetor 16 vezes mais eficaz do que os convencionais para detetar explosivos.

A semana passada desafio era conhecer o que os jovens pensam do Acordo Ortográfico. A maioria garante que ele é mais intuitivo e, apesar de assinalarem dificuldades no período de transição, defendem que a grafia do Português deveria manter-se em vigor tal foi definida pelo acordo que nunca deiou de estar envolto em polémica.

A pergunta da semana foi sugerida por um jovem: Os professores incentivam a competição entre alunos? Os resultados do inquérito são conhecidos no Jornal 2 da próxima quarta-feira ou em www.jornalissimo.com
pub