Jornalíssimo

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Uma nova geração de satélites de observação do clima na Terra que permitem previsões meteorológica mais fiáveis. Programas de intercâmbio em países europeus para estudantes do secundário. No Jornal 2, Joana Fillol traz mais um Jornalíssmo e dá conta do resultado do inquérito lançado a semana passada: os jovens portugueses consideram que não há qualquer razão para antecipar a idade legal para se poder tirar a carta de condução em Portugal.

Vai ser possível prever o clima com mais exatidão e com mais tempo de antecedência. Mesmo no caso de fenómenos climáticos extremos, como tornados e furacões.

O trabalho é feito por especialistas depois de analisarem as mais recentes imagens de alta definição enviadas pelo GOES-16 (ou GOES-R). Um satélite de nova geração que foi lançado em novembro de 2016 e orbita agora a cerca de 36 mil quilómetros da terra.

O novo satélite vai ter mais três companheiros em orbita até 2025. E cinco vezes mais rápido do que os da anterior geração e permite uma imagem completa da Terra a cada 15 minutos.

O novo satélite pode ser direcionado para áreas específicas onde possam estar a acontecer fenómenos ambientais extremos (como furacões, incêndios ou erupções vulcânicas) e enviar imagens atualizadas a cada 30 segundos.

No Jornalíssimo desta semana Joana Fillol dá ainda destaque aos programas de intercâmbio para estudantes no espaço europeu.

Neste momento, estão abertas as candidaturas para intercâmbios trimestrais na Áustria, Bélgica (Flandres e Bélgica francófona), Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Eslováquia, Hungria, Itália, República Checa e Rússia.

A gerir todo o processo está a Intercultura-AFS Portugal. Uma associação de Juventude e Voluntariado, sem fins lucrativos. Que trabalha em rede com congéneres em 56 países.

O prazo para apresentar candidaturas termina já no final desta semana, a 27 de janeiro. Embora seja provável que venha a abrir mais uma fase, entre os dias 10 e 27 de fevereiro.

Dependendo do país, o programa trimestral tem um custo entre os 3120 e os 3450 euros.

Os candidatos precisam de ser estudantes do Ensino Secundário, ter bom aproveitamento escolar, ser saudável e, sobretudo, ter muita vontade de conhecer novas pessoas e uma nova cultura.

Quem participar nestes intercâmbios (que deverão começar em agosto ou setembro de 2017, consoante o país de destino) irá, no final do programa, passar cinco dias em Bruxelas, com mais 260 estudantes de toda a Europa.

Será mais um momento de partilha em que os jovens terão a oportunidade de refletir sobre a experiência intercultural vivida e como ela os pode capacitar para assumirem uma cidadania ativa na Europa e nas comunidades em que vivem. Para saberes mais sobre esta fase, que tem garantida uma visita ao Parlamento Europeu.

Em resposta ao desafio colocado a semana passada no Jornal 2 a esmagadora maioria de quem têm entre 13 e 19 anos considera que conduzir só aos 18 Anos.

Quase todos os que participaram no inquérito concorda com a lei em vigor ao Portugal que estabelece os 18 anos como a idade mínima para se poder tirar a carta de condução. Aliás, como acontece na maioria dos países.

Há, no entanto, quem gostasse que Portugal fosse, nesta matéria, igual a países como os Estados Unidos ou o Canadá, onde não é preciso ter 18 para carregar no acelerador.

Esta semana o desafio lançado por Joana Fillol é saber o que pensam os estudantes de uma disciplina que se pondera mudar nos currículos do ensino básico e secundário: Formação Cívica ou Educação para a Cidadania? As respostas podem ser dadas em www.jornalissimo.com.
pub