Jornalíssimo

por João Fernando Ramos, Rui Sá

O mais recente atualização novo atlas de nuvens classificou uma dúzia de novos tipos de nuvens. A notícia está esta semana paredes meias no Jornalíssimo com o anuncio da maior e mais rápida montanha russa da europa que abre no próximo mês perto de Tarragona,no sul Espanha.
No Jornal 2 tempo ainda para deixar um desafio para os estudantes do secundário responderem em www.jornalissimo.com: concordas com a flexibilização curricular que o ministério da educação pretende introduzir em algumas escolas piloto já no próximo ano letivo?

Todos sabemos que as nuvens não são todas iguais e já alguma vez demos por nós espantados a olhar o céu, observando a beleza de um padrão ou a forma rara de uma nuvem. Mas talvez não imaginemos que as nuvens têm nomes e que existe mesmo um Atlas Internacional de Nuvens.

Ele foi publicado pela primeira vez em 1896, é da responsabilidade da World Meteorological Organization (WMO) e é uma referência global para profissionais da meteorologia, da aviação, da navegação - as nuvens ajudam a perceber o tempo e a prever a sua evolução -, bem como para amantes do céu diurno, permitindo uma identificação rigorosa das nuvens observadas em todo o mundo.

No dia 23 de março celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia e, este ano, a WMO celebrou-o de uma forma especial, atualizando o seu Atlas Internacional de Nuvens.

Desde 1987, há 30 anos portanto, que ele não era atualizado. A WMO aproveitou a ocasião para lançar a versão digitalizada do Atlas, que está agora disponível online, com centenas de imagens submetidas por meteorologistas e apaixonados de nuvens de todo o mundo.

As novas entradas no Atlas dizem respeito a novas formas de nuvens identificadas. Há uma "espécie" nova, a 'volutus' - uma nuvem longa, horizontal, em forma de tubo.

Depois, há "caraterísticas suplementares", uma espécie de variações de nuvens que já se conheciam, como é o caso da 'Fluctus', ou uma outra que também lembra a ondulação marinha, a 'Asperitas'.

Há ainda "nuvens acessórias", nuvens mais pequenas que acompanham uma nuvem maior, já identificada. E "nuvens especiais", que se formam ou crescem em consequência de fatores específicos, naturais ou humanos.

Entre as novas "nuvens especiais", estão, por exemplo, a 'Homogenitus', formada por aviões ou a 'Cataractagenitus', formadas sobre quedas de água.

Se és apaixonado por nuvens, já podes ver que não, "não és o único a olhar o céu". Sugerimos-te que dês uma espreitadela na página da 'Cloud Appreciation Society', que reúne apaixonados por nuvens de todo o mundo e foi responsável por algumas das novas entradas no Atlas.

Esta Sociedade, tal como a WMO, apelam a que dês o teu contributo para o avanço do conhecimento neste campo, submetendo fotografias de nuvens que vejas e que não encontres no Atlas.


Novo parque de diversões da Ferrari


Quem nunca sonhou conduzir um Ferrari, experimentar a adrenalina da Fórmula 1, estar na pele de um piloto da mítica marca italiana?

O sonho está agora mais perto, em Terragona, a uma hora de Barcelona, no primeiro parque de diversões da Ferrari na Europa.

São 70 mil metros quadrados em que, por todo o lado, se respiram as emoções da marca fundada por Enzo Ferrari há precisamente 70 anos. Com mais ou menos adrenalina à mistura.

Se já estás a ficar acelerado, imagina quando entrares na 'Red Force', que quando o Ferrari Land abrir, a 7 de abril, vai entrar automaticamente para o topo da lista das mais loucas montanhas-russas da Europa.

Por cá não há outra assim, em termos de altura e velocidade: nela vais poder chegar aos 180 km/hora em apenas cinco segundos e desceres de uma altura de 112 metros. E que tal a Torre de Lançamento e Queda Livre com 55 metros de altura?

Vamos desacelerar um pouco. Ou melhor, de maneira diferente. O 'Ferrari Experience', o gigante edifício no coração do Parque, promete não desiludir os fãs da marca italiana, com uma experiência tecnológica única na Europa.

Ali, os visitantes poderão viajar de forma interativa pelo passado da Ferrari, desde a fundação até à atualidade, ver como se constrói um autêntico fenómeno mundial. E espreitar até... o futuro.

Mas há mais. Ao todo, são onze as atrações. Outra, de que ainda não te falamos, é uma experiência virtual F1 e GT, com emoções reais, pensada para adultos e crianças. Vai também ser possível "entrar" em ação num 'Pit Stop'.

Independentemente da idade, todos terão a oportunidade de experimentar fazer uma corrida num circuito de 570 metros com carros elétricos inspirados em modelos GP da Ferrari e competir com família ou amigos.

A ideia é viver uma imersão no universo Ferrari e, para tal, não vão faltar sequer espetáculos temáticos e animação de rua várias vezes ao dia.

Como é suposto que a experiência dure pelo menos todo um dia, o recinto está equipado com bares e restaurantes, onde se recriam emblemáticos monumentos italianos e a "casa" da Ferrari, Maranello.

No site oficial, podes obter mais informações e adquirir as entradas. Um dia fica por 52 euros (menores de 18 anos) ou 60 euros (adultos).
pub