José Magalhães promete dar posse a 179 elementos do SEF em Maio

O secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, prometeu hoje dar posse a 179 novos elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em Maio e negociar o descongelamento de mais vagas com o Ministério das Finanças.

Agência LUSA /

José Magalhães falava à agência Lusa no final do primeiro de dois dias de trabalhos do IX Congresso do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, que decorre hoje e sábado em Setúbal, tendo como principal tema de reflexão a "circulação de pessoas e a segurança".

A integração imediata nos quadros de pessoal do SEF de cerca de 250 elementos admitidos através de um concurso externo realizado pela anterior direcção daquele serviço era uma reivindicação do sindicato, que considera ser necessário um reforço do quadro de pessoal para fazer face às exigências do SEF.

Em declarações à Lusa, José Magalhães garantiu apenas a integração de 179 elementos, alegando que é este o número de lugares disponíveis no quadro de pessoal, mas adiantou que está a negociar o descongelamento de mais algumas vagas com o Ministério das Finanças para que seja possível a integração dos restantes.

"Trata-se de um problema que resultou de um concurso que gerou litígios e cujo resultado é muito importante para o SEF poder estabilizar e realizar em condições a sua missão", disse.

O presidente do sindicato, Gonçalo Rodrigues, mostrou-se satisfeito com as garantias dadas publicamente pelo secretário de estado relativamente à tomada de posse dos novos elementos do SEF.

Durante o congresso, o director do SEF, Manuel Palos, salientou a importância crescente do serviço devido aos fluxos migratórios cada vez maiores e à necessidade de prevenir a criminalidade associada, que determinou a necessidade de grandes investimentos, designadamente na área da informática, para controlo dos novos passaportes electrónicos.

PUB