Mundo
José Milhazes afirma que Putin "faz lembrar outros discursos tristes da História"
O jornalista português, profundo conhecedor da realidade russa, mostra-se muito crítico quanto ao discurso do presidente Vladimir Putin.
Foto: Alexander Demianchuk/Reuters
Milhazes recorda que Putin reconheceu no seu discurso de fim de ano que nos 14 anos em que está à frente da Rússia não tomou as devidas medidas para diversificar a economia.
“Se ele não fez isso quando o preço do petróleo estava além dos 100 euros como é que vai fazer isso nos próximos anos numa situação adversa”, interroga Milhazes, que refere que Putin nada tem feito para mudar a situação de dependência de petróleo e gás, de oligarquia, e de país mais corrupto do mundo.
O jornalista observa ainda que o líder russo “tenta culpar o Ocidente quando diz que as sanções são o pagamento pelo desejo da Rússia de conservar-se como nação”. Esta ideia acaba por jogar contra o próprio, porque mostra que nada fez para lutar contra quem quer aprisionar o ‘urso russo’.
A promessa de que a crise só vai durar dois anos não vai passar de promessa, segundo José Milhazes, que destaca ainda a parte do discurso em que Putin diz que não vê a diferença entre a oposição e uma quinta coluna de traidores. “Faz lembrar outros discursos tristes da História”, resume.