Jovem que nasceu a 29 de Fevereiro sente-se um "capricho dos Césares"
Barcelona, Espanha, 29 Fev (Lusa) - Sara Mormeneo Beltran está entre os 30 mil espanhóis que festejam o seu aniversário um dia depois. Não por falta de tempo ou de dinheiro, mas porque nasceu num ano bissexto.
Esta jovem arquitecta nasceu, em Valência, no dia 29 de Fevereiro de 1980, por isso, até hoje, só teve a possibilidade de comemorar cinco aniversários no dia exacto.
"Nasci em Fevereiro, mas, normalmente, festejo no dia 1 de Março", contou à Lusa.
Hoje, Sara Mormeneo sente-se "uma pessoa especial", como o "capricho dos Césares", lembrando que, há 2000 anos, "Júlio César e César Augusto tiraram, cada um, um dia do mês de Fevereiro para dar maior importância aos seus meses, Julho e Agosto".
Se tivesse um filho, gostaria que também fosse bissexto, considerando a sua data de aniversário "especial" porque "não passa despercebida".
"Ninguém se esquece que eu nasci no dia 29 de Fevereiro", por isso, durante o dia de hoje, o seu telemóvel não pára de tocar e de receber mensagens.
Mormeneo reconhece que ter nascido num ano bissexto lhe confere um "estatuto especial e diferente, socialmente falando": "somos muito poucos" em Espanha e no Mundo, explica.
Dados sugerem que há uma possibilidade em 1641 de ser bissexto e que em todo o Mundo há quatro milhões de pessoas que nasceram no dia 29 de Fevereiro. Em Espanha, o número não ultrapassa os 37 mil.
Os bissextos asseguram que comemorar o seu aniversário cada quatro anos tem as suas vantagens. "Os amigos lembram-se com mais facilidade, as festas reúnem muitas pessoas e os presentes são em maior quantidade", adiantou.
A página do mês de Fevereiro do calendário de 2008 da Sara Mormeneo é diferente da de 2007, porque teve que acrescentar um quadrado para escrever 29 de Fevereiro.
Declarando um fascínio especial pela cultura e gastronomia portuguesas, recebeu como presente de aniversário uma viagem à cidade italiana de Sicília.
Sara juntou-se hoje a 170 bissextos de toda a Espanha que se reúnem na cidade andaluza de Málaga para festejar o seu aniversário no dia exacto, a convite do Clube Mundial dos Bissextos.
Na capital da Costa do Sol participa numa fotografia de família que pretendiam enviar para o Livro Guinness dos Recordes. Para aparecer nessa fotografia só se exige um único requisito, que figure no Bilhete de Identidade o dia 29 de Fevereiro como a data de nascimento.
A festa de hoje, em Málaga, que pretende bater o recorde Guinness de bissextos, detido actualmente pela Noruega (reuniram-se 340), inclui uma viagem turística pela cidade, recepções oficiais e vários presentes de aniversários.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, no último ano bissexto, nasceram em Espanha 897 bebés, os quais comemoram hoje, pela primeira vez, o seu aniversário no dia exacto.
E 81 casais aproveitaram também o último dia 29 de Fevereiro para dar o "sim, quero".