Jovem que nasceu a 29 de Fevereiro sente-se um "capricho dos Césares"

Barcelona, Espanha, 29 Fev (Lusa) - Sara Mormeneo Beltran está entre os 30 mil espanhóis que festejam o seu aniversário um dia depois. Não por falta de tempo ou de dinheiro, mas porque nasceu num ano bissexto.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Esta jovem arquitecta nasceu, em Valência, no dia 29 de Fevereiro de 1980, por isso, até hoje, só teve a possibilidade de comemorar cinco aniversários no dia exacto.

"Nasci em Fevereiro, mas, normalmente, festejo no dia 1 de Março", contou à Lusa.

Hoje, Sara Mormeneo sente-se "uma pessoa especial", como o "capricho dos Césares", lembrando que, há 2000 anos, "Júlio César e César Augusto tiraram, cada um, um dia do mês de Fevereiro para dar maior importância aos seus meses, Julho e Agosto".

Se tivesse um filho, gostaria que também fosse bissexto, considerando a sua data de aniversário "especial" porque "não passa despercebida".

"Ninguém se esquece que eu nasci no dia 29 de Fevereiro", por isso, durante o dia de hoje, o seu telemóvel não pára de tocar e de receber mensagens.

Mormeneo reconhece que ter nascido num ano bissexto lhe confere um "estatuto especial e diferente, socialmente falando": "somos muito poucos" em Espanha e no Mundo, explica.

Dados sugerem que há uma possibilidade em 1641 de ser bissexto e que em todo o Mundo há quatro milhões de pessoas que nasceram no dia 29 de Fevereiro. Em Espanha, o número não ultrapassa os 37 mil.

Os bissextos asseguram que comemorar o seu aniversário cada quatro anos tem as suas vantagens. "Os amigos lembram-se com mais facilidade, as festas reúnem muitas pessoas e os presentes são em maior quantidade", adiantou.

A página do mês de Fevereiro do calendário de 2008 da Sara Mormeneo é diferente da de 2007, porque teve que acrescentar um quadrado para escrever 29 de Fevereiro.

Declarando um fascínio especial pela cultura e gastronomia portuguesas, recebeu como presente de aniversário uma viagem à cidade italiana de Sicília.

Sara juntou-se hoje a 170 bissextos de toda a Espanha que se reúnem na cidade andaluza de Málaga para festejar o seu aniversário no dia exacto, a convite do Clube Mundial dos Bissextos.

Na capital da Costa do Sol participa numa fotografia de família que pretendiam enviar para o Livro Guinness dos Recordes. Para aparecer nessa fotografia só se exige um único requisito, que figure no Bilhete de Identidade o dia 29 de Fevereiro como a data de nascimento.

A festa de hoje, em Málaga, que pretende bater o recorde Guinness de bissextos, detido actualmente pela Noruega (reuniram-se 340), inclui uma viagem turística pela cidade, recepções oficiais e vários presentes de aniversários.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, no último ano bissexto, nasceram em Espanha 897 bebés, os quais comemoram hoje, pela primeira vez, o seu aniversário no dia exacto.

E 81 casais aproveitaram também o último dia 29 de Fevereiro para dar o "sim, quero".

PUB