Kailash Satyarthi, herói da luta contra o trabalho infantil
O indiano Kailash Satyarthi, distinguido hoje com Nobel da Paz juntamente com Malala Yousafzai, é um símbolo da luta contra o trabalho infantil no mundo, mas particularmente no seu país, um dos mais atingidos pelo problema.
Presidente de uma organização não-governamental que luta contra a exploração infantil, Kailash Satyarthi, de 60 anos, é natural de Vidisha, no estado indiano de Madhya Pradesh.
O laureado é um ativista da sociedade civil que, desde os anos de 1990, luta contra a exploração infantil, assumindo a presidência da organização não-governamental Marcha Global contra o Trabalho Infantil.
Em liderou, em 1998, uma mobilização civil contra a exploração infantil que reuniu cerca de 7,2 milhões de pessoas e levou posteriormente à fundação da ONG Marcha Global, estando ainda ligado a outros movimentos e causas civis.
Abandonou a carreira de engenheiro e, nos últimos 25 anos, já conseguiu salvar dezenas de milhares de crianças e adultos mantidos em regime de escravidão, sobretudo em fábricas indianas, onde estavam em condições miseráveis e com longas jornadas de trabalho.
O seu trabalho foi premiado com vários galardões, entre os quais o prémio espanhol Alfonso Comin; o galardão internacional Frederic Ebert, na Alemanha; e o Prémio Internacional dos Direitos Humanos Robert F. Kennedy.
Organiza campanhas de consciencialização com protestos que seguem os modelos pacíficos de Mahtma Ghandi.