Kerry, um moderado ainda desconhecido de muitos norte-americanos

Filho de uma família católica burguesa do Estado de Nova Inglaterra, o candidato democrata à Casa Branca John Kerry continua a ser um desconhecido para muitos norte- americanos, de acordo com comentadores políticos.

Agência LUSA /

Os longos meses de uma campanha eleitoral passada a desbravar os Estados Unidos e três debates televisivos frente-a-frente ao presidente norte-americano, George W. Bush, permitem-lhe dar-se a conhecer à população, aproximar-se dela, procurando deixar para trás o rótulo com que é frequentemente apelidado - elitista.

Sério, de aparência altiva e austera, Kerry, a escolha mais realista segundo os democratas, surge aos olhos dos eleitores norte- americanos como o homem que pode derrotar Bush, o mais moderado e o mais experiente político, de acordo com as sondagens.

No final de 2003, depois de uma operação ao cancro da próstata, John Kerry relança a campanha eleitoral com a ajuda do senador Ted Kennedy, que lhe empresta os seus colaboradores mais próximos.

Kerry ganha as eleições primárias do Iowa em Janeiro e rapidamente se torna no candidato democrata oficial.

O interesse pela política surgiu muito cedo, seguindo com grande atenção a carreira de um jovem senador, com quem partilha as iniciais, o futuro presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.

Diplomado em Yale, alista-se para a guerra no Vietname em 1966 porque acredita "no dever e no serviço pela pátria".

A coragem mostrada traduz-se em condecorações prestigiosas, mas aos 27 anos, em 1971, testemunha contra a "guerra suja" no Senado.

Vestido de camuflado, o peito cheio de medalhas, este indivíduo de ar desportivo causa, na altura, uma forte impressão. Conclui o doutoramento em direito.

Tornou-se célebre, mas alguns dos antigos companheiros de armas nunca lhe perdoarão aquilo que consideram uma traição e voltam a criticá-lo 30 anos mais tarde.

O primeiro passo em direcção à Casa Branca é dado por Kerry quando é eleito senador pelo Massachusetts em 1985, beneficiando da notoriedade conferida pelo herói de guerra transformado em militante pacifista, cargo que mantém até hoje.

John Forbes Kerry nasceu a 11 de Dezembro de 1943, no Estado norte-americano do Colorado, da união de Rosemary Forbes, descendente do primeiro governador do Estado de Massachusetts John Wintrop, e de Richard Kerry, um futuro diplomata, que se encontraram em França em 1937.

Na casa da família em Saint-Briac (Bretanha, oeste da França), Kerry vai passar muitos Verões. Como filho de diplomata é educado num colégio interno na Suíça e viaja pela Europa.

Kerry casa-se em segundas núpcias em 1995 com a luso-norte- americana Teresa Heinz, herdeira do império agro-alimentar Heinz fundado pela família do primeiro marido.

Do seu primeiro casamento com Julia Thorne, irmã gémea do seu melhor amigo em Yale, David Thorne, John Kerry tem duas filhas, Alexandra, 31 anos, e Vanessa, 28.

PUB