Khadafi ordenou pessoalmente o atentado de Lockerbie

O ex-ministro líbio da Justiça, Mustapha Abdel Jalil, afirmou hoje ter sido Khadafi a ordenar pessoalmente a sabotagem do avião da Pan Am, que se despenhou em 21 de Dezembro de 1988 sobre a localidade escocesa de Lockerbie. Jalil demitira-se anteontem do Governo líbio.

RTP /
O agente líbio Abdelbaset al-Megrahi, que foi condenado pelo atentado de lockerbie DR

As declarações de Mustapha Abdel Jalil, publicadas pelo jornal sueco Expressen, afirmam estar em sua posse "a prova de que Kadhafi deu a ordem para Lockerbie". O atentado de Lockerbie causou 270 mortos, em grande parte norte-americanos.

A colocação do engenho explosivo que causou o desastre foi atribuída ao agente líbio Abdelbaset al-Megrahi, condenado em 2001 a uma pena de prisão perpétua. Kadhafi empenhara-se depois em obter a libertação de al-Megrahi, que finalmente pôde regressar à Líbia em Agosto de 2009, depois de lhe ser diagnosticado um cancro da próstata que supostamente lhe deixaria apenas uma expectativa de três meses de vida. O agente líbio continua hoje a viver no seu país.

Segundo o ex-ministro agora declarou, foi Kadhafi que deu a al-Megrahi a ordem para executar o atentado. As diligências do ditador líbio para obter a libertação de al-Megrahi teriam, nesta versão, um motivo claro: "Para esconder isso [a sua responsabilidade], ele fez tudo o que estava na sua mão para que al-Megrahi pudesse regressar da Escócia".

Na altura, congressistas norte-americanos acusaram as autoridades escocesas de terem cedido a pressões da companhia petrolífera BP, que por sua vez teria agido com os olhos postos em contratos de exploração do petróleo líbio.
Tópicos
PUB