Kiev acusa Rússia de voltar a lançar drones sobre a capital durante a noite

por Lusa
Valentyn Ogirenko - Reuters

A Ucrânia indicou hoje que abateu 29 aparelhos aéreos não tripulados (`drones`) de um total de 31 projetados pela Rússia contra a região de Kiev, tratando-se do terceiro ataque em pouco mais de 24 horas.

"Das 23:30 às 04:30 (das 20:30 de segunda-feira às 01:30 de hoje em Lisboa) as tropas de ocupação russas atacaram a Ucrânia com 31 `drones` de fabrico iraniano Shahed-136/131 dos quais 29 foram abatidos", disse a Força Aérea da Ucrânia.

Através de uma mensagem difundida pelo sistema digital Telegram, a mesma fonte acrescenta que as antiaéreas ucranianas derrubaram os `drones` quando "já se encontravam perto da capital".

No ataque anterior, de segunda-feira, uma pessoa morreu e três ficaram feridas quando um edifício no distrito de Holosiiv se incendiou.

Não foi imediatamente esclarecido o que causou o incêndio, mas a Associated Presse refere que "frequentemente" os destroços que caem dos `drones` atingidos e os mísseis lançados pelas antiaéreas causam danos no solo.

 Os dois andares superiores do edifício ficaram destruídos e é possível que estejam habitantes sob os escombros, disse a Administração Militar de Kiev.

Mais de 20 pessoas foram retiradas do local após o ataque com `drones` que ocorreu na segunda-feira. 

A série de ataques contra a Ucrânia começou no domingo quando 11 mísseis balísticos e de cruzeiro foram projetados contra Kiev.

Segundo, Valerii Zaluzhnyi, do Estado Maior ucraniano, todos os mísseis foram derrubados. 

No domingo à noite, estilhaços dos mísseis destruídos pelas antiaéreas atingiram a zona norte de Kiev provocando pelo menos um ferido que se encontrava num prédio de habitação. 

Tópicos
pub