Kim Jong-Un designado sucessor do pai
Seul, 19 dez (Lusa) -- O líder norte-coreano Kim Jong-il morreu no sábado e o seu filho mais novo, Kim Jong-Un, foi designado como o seu sucessor, informou hoje a imprensa oficial do regime comunista.
Kim Jong-Un, nascido em 1983 ou 1984, foi designado para suceder ao pai na liderança da única dinastia comunista da História, de acordo com a agência oficial de Pyongyang KCNA, que apelou aos norte-coreanos para o reconhecerem como o seu líder.
"Todos os membros do Partido (dos Trabalhadores), militares e público deverão seguir fielmente a autoridade do camarada Kim Jong-Un e proteger e reforçar a frente unida do partido, do exército e do público", exortou a KCNA.
Kim Jong-un foi nomeado general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores norte-coreano em 2010.
O líder norte-coreano Kim Jong-il morreu no sábado aos 69 anos de ataque cardíaco quando realizava uma viagem de comboio, anunciou hoje a agência oficial de Pyongyang KCNA.
Kim Jong-il morreu no sábado às 08:30 locais (23:30 de sexta-feira em Lisboa), informou uma apresentadora da televisão estatal de Pyongyang KCTV em lágrimas.
"O nosso querido líder Kim Jong-il morreu no sábado, dia 17, às 08:30 da manhã quando viajava para realizar as suas funções de liderança", disse, entre lágrimas e com traje de luto, a apresentadora do canal norte-coreano.
De acordo com a KCNA, Kim Jong-il morreu na sequência de "uma grande fatiga mental e física" durante uma viagem de comboio e uma autópsia realizada no domingo "confirmou o diagnóstico" de ataque cardíaco.
Em Seul, o governo sul-coreano decretou o estado de alerta após o anúncio da morte de Kim Jong-il e o conselho de segurança nacional da Coreia do Sul vai reunir-se hoje de urgência.