Kofi Annan iniciou pela Coreia do Sul visita a vários paises asiáticos

O Secretário-geral da ONU, Kofi Annan, iniciou uma visita de três dias a Seúl, a primeira etapa de uma viagem que o levará também ao Japão, China, Vietname e Tailândia.

Agência LUSA /

Com uma agenda onde sobressai o plano de reforma da ONU, esta pode ser a última visita oficial de Kofi Annan à região como Secretário-geral das Nações Unidas, cargo que abandonará a 31 de Dezembro, após a designação do seu sucessor em Setembro.

à chegada ao aeroporto de Inchon, a sudoeste de Seúl, Annan, que viaja acompanhado da mulher, foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Lee Kyu-hyung.

Na noite de hoje ocorre o primeiro acto oficial do Secretário- geral em Seúl, um jantar oferecido pelos membros da ONU na Coreia do Sul.

Segunda-feira começa a parte política da visita, com uma conferência na Universidade Nacional de Seúl, um almoço com o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Kim One-ki, e uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ban Ki-moon, um dos nomes apontados para suceder a Kofi Annan à frente da ONU.

Kofi Annan, do Gana, já disse que apoia uma candidatura asiática ao cargo de Secretário-geral, já que por rotação geográfica deveria ser a Ásia o continente a facultar o próximo secretário-geral da ONU.

Para terça-feira está prevista uma visita de cortesia de Kofi Annan ao Presidente sul-coreano, Roh Moo-hyun, antes de partir para Tóquio. A última vez que Annan visitou a Coreia do Sul foi em 1998.

PUB