Kosmos-2558. Rússia lança satélite para presumível controlo de dispositivo dos EUA

Os efeitos da guerra em terra também têm implicações na órbita terrestre. Prova disso mesmo é o lançamento de um novo satélite russo. As autoridades de Moscovo não deram qualquer informação, mas presumivelmente terá funções de observação militar.

RTP /
Foto: Roscosmos/DR

Designado como Kosmos-2558, suspeita-se que este novo satélite possa ter sido lançado para corresponder à trajetória de um satélite norte-americano, o USA-326, lançado pela SpaceX Falcon 9 em fevereiro passado. O USA-326 é classificado como militar e de observação geoestratégica.
O lançamento russo foi captado pelo satélite USA 326 e designado como objeto 53315.

O Kosmos-2558 foi lançado na segunda-feira através de um foguetão Soyuz-2.1v, a partir do Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia, tendo o satélite sido colocado numa órbita síncrona do sol (SSO), a uma altitude entre os 348 e os 388 quilómetros.

Jonatahn McDowell, astrónomo no Centro de Controlo do Observatório Espacial Chandra, refere num tweet "particular" que foi catalogado um novo objeto (satélite) em órbita, através do satélite USA 326. Todavia, não há grandes pormenores. 


Kosmos é um nome genérico usado para ativos espaciais militares da antiga União Soviética. O nome Kosmos-2558 foi assim atribuído pelas autoridades espaciais russas para ocultar a verdadeira designação.

Uma designação semelhante àquela que é usada pelos norte-americanos: USA-X.

O primeiro Kosmos, também chamado de Sputnik 11, foi lançado em março de 1962.

Esta não é a primeira vez que um satélite de defesa da Rússia é suspeito de ser um dispositivo inspetor. Por exemplo, a missão Kosmos 2542/2543, em novembro de 2019, estaria possivelmente a cumprir esse tipo de tarefa, embora nunca confirmada pela Rússia.
Tópicos
PUB