Kryvyi Rih. Rússia atinge cidade-natal de Zelensky com "drones kamikaze"

por Inês Moreira Santos - RTP
Reuters

O exército russo atacou na madrugada desta sexta-feira Kryvyi Rih, a cidade-natal do presidente ucraniano, com cinco "drones kamikaze" que atingiram os alvos sem causar vítimas. Mas de acordo com as autoridades ucranianas, as forças russas atacaram também outras regiões do país, nas últimas horas, fazendo pelo menos seis vítimas mortais.

"O inimigo lançou um ataque em massa contra Kryvyi Rih com drones kamikaze", de fabrico iraniano, escreveu no Telegram o líder da administração militar da cidade.

"Graças ao sistema de defesa aérea, um dos drones inimigos foi abatido", disse ainda Oleksandr Vilkul. Os drones kamikaze, ou suicidas, são de uso único: transportam explosivos e são destruídos no ataque.

“Todas as infraestruturas importantes, transportes públicos, instituições sociais e de saúde da cidade estão a funcionar de forma estável apesar do ataque
".

A Rússia tem vindo a utilizar drones iranianos Shahed-136, além de mísseis, desde outubro, para atingir as infraestruturas energéticas em toda a Ucrânia, que sofreu cortes de energia durante o inverno.
As autoridades ucranianas deram também conta de um ataque russo com mísseis contra a região de Odessa, no sul. O mesmo aconteceu noutras regiões do país, na noite de quinta para sexta-feira.

"Três mulheres e dois homens morreram" em Kostiantynivka, localizada a cerca de 20 quilómetros a oeste de Bakhmut, indicou o Serviço Estatal para Situações de Emergência.

Este ataque atingiu um prédio que abriga um centro de acolhimento humanitário na cidade, segundo fontes citadas pela AFP.

Já esta sexta-feira, uma mulher foi morta e outros quatro civis ficaram feridos na sequência de um bombardeamento na vila ucraniana de Bilozerka, na região de Kherson, adiantaram as autoridades locais. Habitações, linhas de energia e gasodutos foram danificados.

c/ agências
Tópicos
pub