`La La Land` domina nomeações para os Óscares

O musical realizado por Damien Chazelle é o filme mais nomeado para os Óscares deste ano. A história de amor entre um pianista e uma empregada de mesa aspirante a atriz arrecadou 14 nomeações e é o grande favorito do ano. Protagonizado por Ryan Gosling e Emma Stone, La La Land igualou o feito de Titanic em número total de nomeações da Academia e tem a concorrência de Moonlight e Manchester By The Sea.

Inês Geraldo - RTP /
O filme protagonizado por Ryan Gosling e Emma Stone é a grande sensação do ano Reuters

Com uma abordagem inovadora aos grandes musicais, La La Land – Melodia de Amor arrecadou o maior número de nomeações para os Óscares, que premeiam o melhor cinema que se faz em cada ano.

Realizado por Damien Chazelle, o filme que conta com a participação de Ryan Gosling e Emma Stone foi nomeado por 14 vezes, igualando o feito de Titanic como a película mais nomeada de sempre.

Para além do musical evocativo dos anos 80, Arrival, de Denis Villeneuve, Moonlight, de Barry Jenkins, e Manchester By The Sea, de Kenneth Lonergan, são destaques pelas nove, oito e seis nomeações que arrebataram, respetivamente.


Na categoria dos melhores filmes mantém-se a aposta para mais de cinco grandes metragens, com La La Land a aparecer como grande favorito. No entanto, grandes trabalhos como Manchester By The Sea, Moonlight ou Fences prometem concorrência à grande sensação da época cinematográfica.

Uma das decepções maiores é a de Martin Scorsese que falhou qualquer nomeação para a Academia com o filme Silêncio, que conta a história de dois padres jesuítas portugueses que viajam para o Japão à procura do seu mentor, num período em que o catolicismo estava banido.


Nas categorias de representação Casey Affleck posiciona-se como o grande favorito a vencer o prémio de melhor ator principal com o papel representado em Manchester By The Sea. Affleck tem a companhia de Andrew Garfield (Hacksaw Ridge), Ryan Gosling (La La Land), Viggo Mortensen (Capitão Fantástico) e Denzel Washington (Fences).

Nas atrizes, a francesa Isabelle Hupert compete pelo Óscar de melhor atriz com o trabalho em Elle. Hupert vai competir pelo prémio com Ruth Negga (Loving), Natalie Portman (Jackie), Emma Stone (La La Land) e Meryl Streep (Florence Foster Jenkins) que consegue uma extraordinária vigésima nomeação da Academia em categorias de representação.


Nas categorias secundárias, na vertente masculina, estão nomeados Mahershala Ali, em Moonlight, Jeff Bridges (Hell or High Water), Lucas Hedges (Manchester By The Sea), Dev Patel (Lion) e Michael Shannon, em Animais Noturnos, o segundo trabalho da filmografia do designer Tom Ford.

Nas senhoras, Viola Davis volta a arrebatar uma nomeação com o papel representado em Fences, tendo a companhia de Naomie Harris (Moonlight), Nicole Kidman (Lion), Octavia Spencer (Hidden Figures) e Michelle Williams, a grande favorita a vencer a estatueta dourada, com a prestação em Manchester By The Sea.


Nos realizadores, surpresa para a nomeação de Mel Gibson, com o filme Hacksaw Ridge. A acompanhar o veterano americano estão Damien Chazelle (La La Land), Denis Villeneuve (Arrival), Kenneth Lonergan (Manchester By The Sea) e Barry Jenkins, com Moonlight.

Moana, Kubo and the Two Strings, My Life as a Zuchini, The Red Turtle e Zootopia são os nomeados para o melhor filme de animação, enquanto nos filmes estrangeiros se encontram trabalhos como Land of Mine (Alemanha/Dinamarca), A Man Called Ove (Suécia), The Salesman (Irão), Tanna (Austrália) e Toni Erdmann (Alemanha/Áustria).

Na categoria de melhor edição estão nomeados os filmes Arrival, Hacksaw Ridge, Hell or High Water, La La Land e Moonlight. Para o prémio de melhor argumento original, a Academia nomeou Hell or High Water (Taylor Sheridan), La La Land (Damien Chazelle), The Lobster (Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou), Manchester By The Sea (Kenneth Lonergan) e 20th Century Women (Mike Mills).


No argumento adaptado foram nomeados os filmes Arrival (Eric Heisserer), Fences (August Wilson), Hidden Figures (Allison Schroeder, Theodore Melfi), Lion (Saroo Brierley, Luke Davies) e Moonlight (Barry Jenkins).

A cerimónia dos Óscares vai realizar-se a 26 de fevereiro, em Los Angeles, e será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel.
Tópicos
PUB