Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

La Palma. Lava já destruiu mais de 180 casas

por Alexandre Brito - RTP
Reuters

Lentamente, mas de forma impiedosa, a lava em La Palma avança pela ilha abaixo na direção do mar. Pelo caminho deixa um rasto de destruição. Pelo menos 185 residências, das quais 63 vivendas, já foram destruídas.

Nesta altura a lava sai para a superfície por quatro bocas principais.

Caminha de forma lenta na direção do mar. 

Para além do rasto de destruição deixado por onde passa, as autoridades temem também o momento em que a lava chega ao mar. Em contacto com a água, pode libertar gases tóxicos nocivos aos humanos. 

As autoridades das Canárias mantêm o nível 2 de emergência para a ilha de La Palma. Dizem que por enquanto o vulcão mantém o mesmo ritmo de erupção.

Pelo menos 6100 pessoas já foram retiradas desta ilha, entre elas 400 turistas.

Imagens de drone captadas no local mostram a lava a destruir tudo por onde passa.


Apesar de ainda ser cedo para fazer um levantamento dos custos financeiros desta situação, as autoridades falam já em prejuízos acima dos 400 milhões de euros.

O vulcão entrou em erupção no domingo, lançando lava a centenas de metros na ilha de La Palma, nas Canárias.

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, entrou em erupção no passado domingo. Até ao momento, mais de uma centena de casas foram destruídas pela passagem dos rios de lava e cerca de 6.000 pessoas foram retiradas de casa.

Dias antes, os habitantes já tinham recebido avisos da Terra de que algo estaria para acontecer, uma vez que foram registados centenas de tremores de terra.

Até ao momento não há registo de vítimas mortais nem de feridos.

Tópicos
pub