La Palma. Sismos aumentam e especialistas temem a abertura de uma nova boca eruptiva

por RTP
Reuters

Os escoamentos de lava do vulcão de Cumbre Vieja, em La Palma, atingiram nas últimas horas picos de alta velocidade. O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias descreve-os mesmo de um “tsunami de lava”. Os sismos também aumentaram, tendo sido registado um terramoto de 4,5 em La Palma, o maior até agora. Os especialistas temem a abertura de uma nova boca eruptiva.

Segundo o Instituto Geográfico Nacional espanhol (IGN), a atividade sísmica aumentou nas últimas horas em La Palma, depois de na quarta-feira ter diminuído ligeiramente.

Só esta sexta-feira, a ilha já sofreu mais de 20 terramotos, incluindo um de magnitude 4,5, o maior sentido até agora desde que a erupção do vulcão teve início, há 26 dias. Um terramoto da mesma magnitude já tinha sido sentido na quinta-feira, dia em que se registaram 60 sismos no total.

Ao início da tarde de quinta-feira, a lava transbordou do cone principal do vulcão, formando um rio de lava que atingiu picos de grande velocidade, colocando novos bairros em perigo. Numa publicação no Twitter, o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias mostra a velocidade do rio de lava, que descrevem como um “tsunami de lava”.


Os especialistas mostram-se também preocupados com a deformação no terreno nas zonas de Jedey e Las Manchas, situadas mais a sul do ponto eruptivo atual, que poderá indicar a hipótese de abertura de uma nova boca eruptiva.


As protuberâncias no terreno chegam aos cinco centímetros nestas zonas, o que indica que o magma está a subir e a pressionar as camadas superiores, segundo explica o jornal Levante. Os responsáveis do Plano de Proteção Especial Civil e Pronto Atendimento de Risco Vulcânico (Pevolca) acreditam que ainda é cedo para confirmar se essa pressão no subsolo pode culminar na formação de uma nova boca eruptiva e de um novo vulcão próximo ao Cumbre Vieja.

Por enquanto, as autoridades iniciaram a retirada das pessoas que trabalham na área para evitar situações de risco no caso de uma nova fenda se abrir repentinamente.
Vulcão mais grave na Europa nos últimos 100 anos
As autoridades ordenaram no final de quinta-feira a evacuação de um novo bairro no município de Los Llanos de Aridane, na ilha de La Palma, devido ao avanço do último fluxo de lava gerado pela erupção do vulcão Cumbre Vieja.

Segundo fonte do Governo regional das Canárias citada pela agência espanhola Efe, estima-se que esta nova evacuação afeta cerca de 15 residentes que vivem nesta zona. Esta é a segunda evacuação causada em apenas 24 horas pelo avanço do novo deslizamento de terras que se formou nos últimos dias a norte do principal, depois de cerca de 800 residentes do bairro de La Laguna terem sido ordenados a abandonar as suas casas na terça-feira à tarde.

“Estamos, com toda a certeza, perante o vulcão mais grave que a Europa sofreu nos últimos 100 anos”
, declarou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres. “A única boa notícia é que até hoje não temos a lamentar danos pessoais”, acrescentou.

Os indicadores monitorizados por cientistas no vulcão de La Palma, especialmente as emissões de dióxido de enxofre, sugerem que o fim da erupção não vai acontecer a curto ou médio prazo, segundo a porta-voz do comité científico do Pevolca.

A lava ocupa já uma área de quase 700 hectares e destruiu mais de 1500 edifícios em La Palma.

c/agências
Tópicos
pub