Lavrov a Tillerson: "É importante conhecer as intenções reais da administração" Trump

por Alexandre Brito - RTP
Secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson aperta a mão o ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergei Lavrov em Moscovo Reuters

Em Moscovo, o secretário de Estado norte-americano e o ministro russo dos Negócios Estrangeiros estão reunidos num momento de grande tensão entre os dois países. De acordo com a Reuters, Lavrov disse ao seu homólogo que é importante para a Rússia "compreender a vossa posição, a posição dos Estados Unidos e as intenções reais da administração" de Donald Trump. Alertou ainda que é importante que não sejam autorizados novos ataques norte-americanos na Síria.

Já o norte-americano Rex Tillerson, nestas primeiras declarações, afirmou que pretende que o encontro sirva para compreender por que é que os dois países têm posições diferentes em vários temas. E acrescentou que pretende encontrar pontes para essas diferenças. 

O secretário de Estado norte-americano afirmou ainda que as linhas de comunicação com Moscovo vão estar sempre abertas.

Na mesma altura, num outro local, uma vez que o presidente russo não tem qualquer encontro marcado com o Rex Tillerson, Vladimir Putin afirmou que o nível de confiança entre os EUA e a Rússia "deteriorou-se" com a administração Trump.

"Podemos dizer que a confiança, especialmente ao nível militar, não melhorou, deteriorou-se", disse Putin.

Questionado sobre as acusações de que o governo da Síria lançou um ataque com armas químicas, o presidente russo afirmou que Damasco abandonou o stock de armas químicas que tinha.

E deu duas explicações para o que aconteceu: um ataque aéreo do governo sírio que atingiu um arsenal de armas químicas dos "rebeldes" ou então o incidente foi criado para desacreditar o governo sírio.
pub