Mundo
Letónia já enviou 20 bombeiros para ajudar nos fogos em Portugal
Portugal tem a partir de hoje, no terreno, uma equipa de mais 20 bombeiros que chegam da Letónia. É a primeira das três equipas que chegarão por turnos a Portugal ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Foto: Rodrigo Lobo - RTP
Uma equipa de 20 bombeiros da Letónia começa hoje a estar disponível para o combate a incêndios terrestres em Portugal ao abrigo de Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
A Antena 1 confirmou junta da Comissão Europeia que vão estar pré-posicionados em Trancoso e integrados nas equipas nacionais até dia 15 de agosto.
Nessa altura serão substituídos por duas equipas de Malta, que vão estar destacadas em Almeirim em dois turnos, de 15 dias cada, até 15 de setembro. Também estas equipas serão deslocadas para Portugal ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil no total de mais 40 bombeiros.
O coordenador de políticas de logística e fogos florestais do mecanismo europeu, João Silva, em declarações ao podcast da Antena 1 sobre assuntos europeus - Bruxelas.PT - já tinha adiantado que este reforço de pré-posicionamento em época de incêndios iria deslocar equipas de 14 Estados-membros para quatro países europeus: Itália, França, Grécia e Portugal.