Li Keqiang, "o mais instruído chefe de governo" da história da República Popular da China
Pequim, 15 mar (Lusa) - O novo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, aprovado hoje pela Assembleia Nacional Popular, é considerado o mais instruído chefe de governo do país desde a proclamação da Republica Popular da China, há 63 anos.
Formado em Direito pela Universidade de Pequim (Beida), Li Keqiang fez depois um doutoramento em Economia e segundo antigos colegas, exprime-se bem em inglês.
Li Keqiang é também o primeiro chefe do governo chinês nascido depois de o Partido Comunista (PCC) ter tomado o poder, em 1949.
O novo primeiro-ministro chinês tem 57 anos, menos treze do que o seu antecessor, Wen Jiabao.
Li Keqiang aderiu ao PCC em 1976, foi 1º secretário da organização juvenil do Partido e em 1997 entrou para o Comité Central.
Antes de integrar a liderança central, em Pequim, esteve colocado nas províncias de Henan e Liaoning.
Em 2007, ascendeu ao Comité Permanente do Politburo, a cúpula do poder, e no ano seguinte foi nomeado vice-primeiro-ministro executivo.
No 18º Congresso do PCC, em novembro passado, tornou-se o "número dois" da hierarquia, logo a seguir ao secretário-geral e novo Presidente da República, Xi Jinping.
É considerado um "reformista".
Segundo defende, "os que recusam fazer reformas podem não cometer erros, mas serão culpados por não assumir as suas responsabilidades históricas".
"Fazer reformas é como remar contra a maré: não conseguir avançar, significa andar para trás" é outra máxima de Li Keqiang muito citada após o 18º Congresso.