Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Libertação de quatro novos reféns das FARC poderá ocorrer quarta-feira

Caracas, 25 Fev (Lusa) -- O ministro venezuelano das Relações Interiores e Justiça, Ramón Rodríguez Chacín, anunciou, hoje, que o governo venezuelano possui as coordenadas do lugar onde as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) prevêem libertar quatro reféns.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Quero anunciar, em nome do presidente Hugo Chávez, que já temos, com precisão o lugar onde se encontram estes quatro reféns das FARC", disse Rodríguez Chacín, durante uma conferência de imprensa em que participou também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Nicolás Maduro.

Chacín precisou ainda que "os reféns não estão separados, estão há vários dias juntos" e que se as autoridades colombianas suspenderem as operações militares na zona, uma comissão poderia viajar, quarta-feira, para dar inicio à libertação dos reféns que vão ser entregues ao presidente Hugo Chávez e à senadora colombiana Piedad Córdoba.

Segundo "relatórios de inteligência em meu poder, actualmente decorrem fortes operações militares na zona de libertação", acrescentou.

Adiantou que o governo venezuelano vai pedir formalmente ao seu homólogo da Colômbia para se deslocar "a território +neo-granadino+ (colombiano), receber os reféns e trazê-los para Caracas".

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Nicolás Maduro, apenas as autoridades venezuelanas estão a par das informações sobre as coordenadas dadas pelas FARC mas vão também ser entregues em envelope fechado à Cruz Vermelha Internacional, prevendo-se que o resgate ocorra durante a madrugada de 27 de Fevereiro.

As FARC anunciaram a 31 de Janeiro que libertarão Gloria Polanco, Orlando Beltrán e Luis Eladio Pérez, dado o seu estado de saúde.

A 21 de Fevereiro, durante uma visita à Venezuela, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, anunciou que as FARC previam libertar também o ex-senador Jorge Eduardo Gechem Turbay, sequestrado a 20 de Fevereiro de 2002 e que terá sofrido várias crises cardíacas em cativeiro.

As FARC são uma organização guerrilheira colombiana, que surgiu em 1964, de ideologia marxista-leninista e que tem entre 12 mil e 17.500 membros.

Mantêm em cativeiro, desde 13 Fevereiro de 2003, o luso-americano Marc Gonçalves, capturado depois do avião em que seguia se ter despenhado.

Os destroços do avião foram cercados por guerrilheiros das FARC que executaram os tripulantes Thomas Janis e Luis Alcides Cruz, levando como reféns Marc Gonçalves, Keith Stansell e Thomas Howes.

A 10 de Janeiro último, a pedido do presidente Hugo Chávez, as FARC libertaram duas congressistas colombianas, Clara Rojas e Consuelo González.

FPG.

Lusa/Fim


PUB