Libertado sob caução filho mais novo de Pinochet

O filho mais novo do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, Marco Antonio Pinochet Hiriart, foi hoje libertado, ao cabo de mais de duas semanas de detenção sob a acusação de cumplicidade em fraude fiscal.

Agência LUSA /

A decisão, tomada pela quinta câmara do Tribunal de Apelação de Santiago, confirma a que nesse mesmo sentido anunciara, na passada sexta-feira, o juiz encarregado do processo, Sérgio Muñoz.

O tribunal, no entanto, aumentou o montante da caução fixada por Muñoz de 3.000 para 18.200 dólares.

O elevado montante da caução impedirá Marco Antonio de sair hoje da prisão, no centro de Santiago, onde se encontra detido desde o passado dia 10 à espera de ser julgado, tal como a sua mãe, Lucía Hiriart, no quadro do processo instruído pelo juiz Muñoz, indicou o seu advogado, Luis Pacull.

"É pouco provável que ele saia hoje (sábado) porque nos será muito difícil reunir esta quantia", disse.

O delito pelo qual Marco Antonio e a mãe serão julgados tem a ver com presumíveis operações financeiras de Augusto Pinochet e da sua família numa centena de contas bancárias abertas nos Estados Unidos e outros países.

Segundo Muñoz, o montante do dinheiro depositado nessas contas eleva-se a 27 milhões de dólares.

A mulher do ex-ditador foi libertada, um dia depois de ter sido detida, contra o pagamento de uma caução de 3.800 dólares.

Quinta-feira, o Supremo Tribunal confirmou a abertura do processo contra Lucia Hiriart e o filho, depois de ter rejeitado, por unanimidade, os recursos interpostos pela defesa.

PUB