Líder da moçambicana Renamo marca congresso para 2027 e adia escolha do sucessor

Líder da moçambicana Renamo marca congresso para 2027 e adia escolha do sucessor

O presidente do partido moçambicano Renamo anunciou hoje que o próximo congresso do movimento se realizará no segundo semestre de 2027, afastando a possibilidade de escolha de uma nova liderança este ano, como defendem setores críticos da sua direção.

Lusa / Adicionar como fonte informativa

Falando no encerramento da sessão do Conselho Nacional, órgão deliberativo entre congressos, reunido em Maputo num contexto de forte contestação interna à sua liderança, o presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) apelou ao respeito pelas deliberações do encontro.

"Se nós queremos o bem do partido, é preciso que respeitemos todas as decisões que vão sair deste órgão", declarou.

A decisão surge num contexto de forte contestação interna à liderança de Ossufo Momade, protagonizada há vários meses por antigos guerrilheiros e dirigentes históricos da Renamo. Entre os rostos mais visíveis desse movimento estava o antigo deputado António Muchanga, entretanto expulso do partido hoje por deliberação do Conselho Nacional, aprovada pela maioria dos cerca de 200 membros com direito de voto presentes na reunião.

O líder da Renamo rejeitou pressões para a realização de um congresso ainda este ano, mas admitiu essa hipótese caso surjam recursos financeiros para o viabilizar.

"Se alguém entender que quer este ano, pode trazer dinheiro, nós podemos realizar em dezembro. Traga o dinheiro, nós vamos realizar, para escolhermos o presidente que vai concorrer para as próximas eleições", disse.

Momade manifestou também preocupação com eventuais tentativas de descredibilizar as decisões do órgão após o encerramento dos trabalhos.

"Eu não gostaria de sairmos daqui e amanhã ouvir que a delegação `X´ foi fechada. Alguém que está connosco aqui ir à imprensa dizer que o Conselho Nacional não decidiu nada. Não fez nada. Desvalorizamos todo o trabalho que nós fizemos aqui dentro desta casa", disse.

O presidente do partido defendeu ainda que a marcação da data do congresso cabe à liderança da organização e será discutida posteriormente: "Quem marca as datas do congresso é o presidente. Nós ainda não temos a data. A data vai ser marcada num Conselho Nacional que nós vamos convocar no próximo ano".

Segundo Momade, apesar de ainda não existir uma data concreta, o objetivo é realizar o conclave em 2027.

"O órgão vai poder decidir quando é que será o congresso, mas será no segundo semestre do próximo ano. Não estamos a falar de 2028, estamos a falar de 2027", acrescentou.

As declarações surgem depois de, no início deste mês, Momade ter anunciado que não se recandidatará à presidência do partido no próximo congresso, sem, contudo indicar quando o mesmo se realizaria. Na altura, o conclave permanecia sem data marcada.

A realização de um congresso extraordinário para eleger uma nova liderança tem sido uma das principais reivindicações dos setores que contestam a atual direção da Renamo.

Candidato presidencial apoiado pela Renamo nas eleições gerais de 2024, Ossufo Momade obteve 6% dos votos, o pior resultado de sempre de um candidato apoiado pelo partido, que perdeu igualmente o estatuto de principal força da oposição em Moçambique.

Tópicos
PUB