Liderança comunista chinesa marca congresso do partido para 15 de Outubro
O Partido Comunista Chinês (PCC), que governa a China em regime de partido único, marcou para 15 de Outubro o seu congresso nacional, o maior acontecimento político da China, informou hoje a televisão.
A notícia avançada pela cadeia de televisão oficial CCTV põe fim a meses de especulações sobre a data do Congresso Nacional do PCC, que só acontece a cada cinco anos.
Segundo a CCTV, os nove membros do Politburo do PCC sugeriram o dia 15 de Outubro para o início dos trabalhos do congresso, que define a agenda política do partido e do país para os cinco anos seguintes e durante o qual a liderança comunista escolhe a próxima geração dos dirigentes chineses.
Segundo os analistas, o presidente Hu Jintao, secretário-geral do Comité Central do partido, deverá fazer uso do congresso de Outubro, o 17º, para reforçar o seu poder dentro do PCC.
O congresso dará também uma indicação do poder de Hu no partido e na China e da sua capacidade em fazer valer as suas nomeações e políticas.
O encontro do partido único chinês decorre a menos de um ano do início dos Jogos Olímpicos de Pequim, marcados para 08 de Agosto de 2008.