Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Lisboa é rampa de lançamento para parceria entre Europa e Brasil

Lisboa acolhe hoje a I Cimeira entre a União Europeia e Brasil, rampa de lançamento para a "parceria estratégica" que dará um estatuto privilegiado ao maior país sul-americano.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
Cimeira em Lisboa LUSA

Na agenda das discussões estará, inevitavelmente, a bloqueada Ronda de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), a associação da UE ao Mercosul, a área de livre comércio sul-americana, bem como o investimento bilateral, a energia e o ambiente, entre outros assuntos.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro pretende que a UE e o Mercosul retomem, no segundo semestre deste ano, durante a Presidência Portuguesa da União Europeia, as negociações para a criação de uma área de livre comércio.

Numa declaração à agência Lusa, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na terça-feira que, com o novo impulso às relações bilaterais, "a União Europeia e o Brasil poderão engajar-se mais no debate sobre temas prioritários da agenda internacional, tais como comércio justo, mudanças climáticas, segurança energética e financiamento ao desenvolvimento".

Lula da Silva chega a Lisboa hoje de manhã, acompanhado pelos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Casa Civil, Dilma Roussef, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Lula encerra da I Cimeira Empresarial Brasil-União Europeia e, mais tarde, com o primeiro-ministro português José Sócrates, participa na cimeira, ao lado do primeiro ministro da Eslovénia, Janez Jansa, do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, do alto representante para Política Externa e de Defesa Comum da UE, Javier Solana, e do comissário do Comércio, Peter Mandelson

Na cimeira estarão ainda o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

À noite, o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, oferece no Centro Cultural de Belém um jantar em homenagem a Lula, com a presença de chefes de Estado e de Governo de países europeus, como França, Alemanha, Itália, Espanha, Finlândia, Eslováquia e Letónia.

À margem da cimeira, Galp e Petrobras assinam um acordo para a formação de uma "joint-venture" na área dos biocombustíveis, que abastecerá Portugal com 300 mil toneladas de biodiesel, segundo disseram à Lusa fontes do executivo brasileiro.

Aproveitando os "holofotes", a Casa do Brasil de Lisboa vai organizar uma concentração junto ao Pavilhão Atlântico, a favor da legalização dos quase 40 mil brasileiros ilegais em Portugal.

PUB