Locutora da televisão de Kadhafi encontrada morta na prisão

Hala Misrati foi encontrada morta na prisão, em circunstâncias que a agência noticiosa Al Arabija hoje considerou indiciarem um homicídio cometido por membros das "Brigadas da Revolução". O Governo de Transição absteve-se até agora de qualquer declaração.

RTP /
Hala Misrati na televisão DR

A mais conhecida locutora da televisão de Kadhafi começara como escritora, com a publicação em 2007 de um pequeno volume de contos, intitulado "A Lua tem outra face". No ano seguinte entrara para a televisao de Kadhafi. Mas só se tornara verdadeiramente notada com o início da guerra civil, ao chamar a si o papel de principal propagandista do regime kadhafista no pequeno écran.

Hala Misrati discursava longa e frequentemente, enaltecendo os méritos das tropas kadhafistas e denegrindo os seus inimigos. Estes tinham-na escolhido como um dos seus alvos de estimação e seguiam todas as noites as suas emissões com a expectativa de aí encontrarem tiradas bastante absurdas para serem divulgadas no Youtube.

Tal como o ministro da Informação de Saddam Hussein, alcunhado na propaganda ocidental como "Ali, o Cómico", Misrati parecia um alvo fácil para a ridicularização. Mas, ao contrário do chefe da propaganda iraquiana, Misrati entendeu que o fim se aproximava e, a poucas horas da tomada de Tripoli, apresentou-se diante das câmaras com uma pistola, dizendo que a utilizaria para defender até à morte a estação de televisão. Mas pouco depois foi capturada.

A morte na prisão de uma figura pública com a notoriedade de misrati não deixará de agravar os embaraços sofridos pelo Governo de Transição líbio. Muito recentemente, as alegações de tortura sistemática produzidas contra o novo regime viram-se confirmadas pelas impressões que recolheu uma delegação da Amnistia Internacional que percorreu, em janeiro e fevereiro, onze prisões líbias. A delegação considerou provados doze casos em que prisioneiros tinham sido torturados até à morte.

Repetem-se, entretanto, segundo a edição de hoje de SPIEGEL ONLINE, ecos de confrontos entre milícias do novo regime e apoiantes de Kadhafi. No oásis do sul da Líbia com o nome de al-Kufra ter-se-ão ontem registado combates, com um saldo de quatro mortos.
Tópicos
PUB