Louis Michel responde a Kadhafi que os colonizadores "já pagaram"
Lisboa, 08 Dez (Lusa) - O Comissário europeu do Desenvolvimento, Louis Michel, reagiu hoje às considerações do líder líbio, Muammar Kadhafi, que exigiu "compensações pelo período colonial", considerando que os "colonizadores já pagaram" e "não têm lições a receber".
"Os colonizadores já pagaram somas consideráveis durante décadas", declarou Michel aos jornalistas, pouco antes da abertura da cimeira UE/África que está a decorrer neste fim-de-semana de Lisboa.
Além disso, considerou, "estas somas nem sempre foram utilizadas da melhor forma possível. Por conseguinte, deste ponto de vista não temos qualquer lição a receber".
O coronel Kadhafi considerou sexta-feira, durante uma conferência pública em Lisboa, que "as forças coloniais devem compensar os povos que colonizaram e cujas riquezas espoliaram".
"Será um dos pontos principais da cimeira: as compensações pelo período colonial", disse Kadhafi
Para Louis Michel, "o objectivo hoje é consagrar uma mudança de natureza da relação entre a África e a UE", que "deve tornar-se política", considerou.
"Devemos falar de tudo. Há assuntos em que chegaremos facilmente a acordo, mas há também outros mais difíceis, como a situação no Darfur, os acordos de parceria económica, os direitos humanos e a boa governação".
"Os valores fundamentais dos direitos humanos e a boa governação são os mesmos em qualquer parte, não dependem da cultura histórica dos povos", concluiu Louis Michel.
JMS.
Lusa/Fim