Luanda e Kinshasa analisam construção de ponte sobre rio Congo
Técnicos de Angola e da RDCongo estão desde quinta-feira em Cabinda a avaliar a construção de uma ponte sobre o rio Congo, para ligar a província de Cabinda e a cidade petrolífera de Soyo, noticia o Jornal de Angola.
Em cima da mesa estão os aspectos técnicos e as diferentes variantes do projecto, lê-se no diário, que acrescenta ser esta a primeira reunião para avaliação do plano de construção.
O estudo do projecto foi entregue à empresa chinesa China Road Bridge Corporation, contratada pelo governo angolano, e o preço final da obra está dependente do plano que vier a ser escolhido.
Segundo o Jornal de Angola, existem quatro versões do projecto, sendo a variante B a preferida de Angola por ser também a mais económica, orçada em 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros).
Esta opção B projecta a ligação das cidades congolesas de Soyo e Banana através de uma auto-estrada e a extensão desta obra a Cabinda, com o comprimento total de 74 quilómetros, 41 dos quais no território da RDCongo, incluindo uma ponte de 13 quilómetros sobre o rio Congo.
A parte congolesa defende a variante C, orçada em 2,826 mil milhões de dólares e um percurso total de 240 quilómetros.
As duas delegações são chefiadas pelo director nacional das Infra-estruturas, do Ministério das Obras Públicas de Angola, Joanes André, e pelo conselheiro principal do Presidente da RDCongo, Kimbemba Massunga, respectivamente.