Lucia Pinochet retira o seu pedido de asilo

Lucia Pinochet Hiriart, filha mais velha do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, retirou o seu pedido de asilo político perante as autoridades norte-americanas, informou hoje o Departamento de Segurança nacional (NSA).

Agência LUSA /

A filha do ex-presidente chileno passará agora "pelos trâmites habituais" para ser enviada de volta ao seu país ou a Buenos Aires, de onde vinha quando chegou a Washington na passada quarta-feira, segundo o NSA.

Lúcia Pinochet pedira asilo aos Estados Unidos à sua chegada ao aeroporto internacional de Dulles, próximo de Washington, para onde tinha viajado procedente da Argentina.

A filha de Pinochet chegou a Buenos Aires procedente do Chile no passado domingo, horas antes de ser notificada do seu processo.

A Justiça chilena acusa-a, a ela e a outros familiares, de evasão fiscal e do uso de passaportes falsos.

O NSA disse desconhecer a razão pela qual a filha de Pinochet decidiu retirar o seu pedido de asilo e recusou fazer mais comentários sobre o assunto, com o argumento de que o NSA "não comenta nem nega os pedidos de asilo".

Processada por evasão de impostos no valor de mais de 800.000 dólares e por falsificação de passaportes, a filha do ex-ditador espera a sua sorte num centro de detenção de Washington.

A partir do Chile, o seu advogado, Hugo Ortiz de Phillipi, recomendou-lhe hoje o regresso ao país natal, qualificou como "muito má ideia" a sua viagem aos Estados Unidos e acrescentou que "não é fácil" que lhe dêem asilo.

Hoje, a mulher, dois dos filhos e uma nora de Augusto Pinochet recorreram dos processos por evasão fiscal e uso de passaportes falsos, sustentados pelas acusações formuladas esta semana pelo juiz chileno Carlos Cerda.


PUB