Lufthansa cancela um milhar de voos antes de greve na companhia aérea

A companhia aérea alemã anunciou que vai cancelar mais de 1000 voos um dia antes da greve dos funcionários que trabalham em terra e que está marcada para a próxima quarta-feira. Este é um problema recorrente por todo o mundo com vários aeroportos, especialmente europeus, a registarem problemas com os muitos passageiros que querem viajar.

RTP /
Lufthansa com problemas nos aeroportos de Frankfurt e Munique Reuters

A Lufthansa anunciou ter cancelado mais de 600 voos a partir do aeroporto de Frankfurt e outros 345 a partir da cidade de Munique. Estes cancelamentos vão atingir mais de 130 mil passageiros e a companhia aérea revelou que pode haver mais cancelamentos e atrasos na próxima quinta-feira.

De acordo com a Al Jazeera, a greve foi convocada pelo sindicato Verdi, com os trabalhadores a pedirem um aumento nos salários na ordem dos 9,5 por cento. Ao cancelamento destes voos, juntam-se os mais de dois mil voos cancelados em junho a partir de Frankfurt e Munique, não só devido a greves mas a problemas que a pandemia de covid-19 trouxe a todo o setor.

No mês passado, o diretor da companhia, Carsten Spohr, pediu desculpa pelo caos causado nos aeroportos. “De certeza que cometemos muitos erros ao tentar salvar a companhia e os mais de 100 mil empregos nos últimos dois anos”, pode ler-se numa carta a que a agência Reuters teve acesso.

“Fomos demasiado longe ao cortar em custos aqui e acolá, sob pressão de uma perda de mais de dez mil milhões de euros devido à pandemia? Certamente que sim”, acrescentou Spohr.

A Lufthansa anunciou que está a tentar recrutar novos empregados, milhares deles na Europa. No entanto, os esforços da empresa alemã apenas terão efeito a partir do inverno. Também em Portugal têm sido registados vários problemas com voos cancelados, atrasos e malas sem supervisão, problemas que se registam também no resto da Europa.
Tópicos
PUB