Lula da Silva confirmado no Governo de Dilma Roussef

Fonte da presidência brasileira confirmou esta tarde que o ex-Presidente Inácio Lula da Silva aceitou uma posição no gabinete de Dilma Roussef, o que lhe irá valer proteção da investigação sobre lavagem de dinheiro e subornos ligados à Petrobrás, que está a decorrer.

Graça Andrade Ramos - RTP /
Lula da Silva num banho de multidão após ter sido detido para interrogatório dia 4 de março de 2016 Paulo Whitaker - Reuters

A fonte, que falou sob anonimato, revelou que provavelmente Lula da Silva irá ocupar a pasta da Secretaria do Governo, até agora sob orientação de Ricardo Berzoini.

De acordo com o jornal O Dia, este cargo irá permitir-lhe assumir também a articulação contra a impugnação de Dilma Roussef. Outras publicações afirmaram que Lula teria rejeitado ficar responsável pela Casa Civil, devido às muitas responsabilidades administrativas.

Ao aceitar o cargo no Governo, Lula da Silva passa a ter proteção legal reforçada, o que impedirá que continue a ser investigado pelos procuradores de São Paulo e pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato, que investiga a corrupção em torno da Petrobrás, em Curitiba.

Num comentário na Antena 1, Igor Gielow, diretor da seção de Brasília do jornal Folha de S. Paulo, diz que se Lula for para o governo vestirá a pele de super-ministro.

Lula da Silva é nomeadamente acusado de ter recebido luvas sob a forma de um apartamento, alegadamente recebido da parte de uma construtora acusada de envolvimento na corrupção da Petrobrás.

Lula nega ser proprietário do apartamento, triplex e localizado no Guarajá, em São Paulo e também de uma propriedade rural no mesmo estado.

Para o Ministério Público Federal,"há evidências de que o ex-Presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobrás por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex". Por isso o Ministério Público de São Paulo pediu há uma semana a prisão preventiva de Lula da Silva .
PUB