Lula da Silva deverá participar na eleição da nova direcção do PT
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá participar na eleição da nova direcção de seu partido, o Partido dos Trabalhadores (PT), no domingo, escreve hoje o jornal O Estado de São Paulo.
Lula da Silva planeia apoiar publicamente o seu ex-ministro do Trabalho e actual deputado federal Ricardo Berzoini, um dos sete candidatos à presidência do PT.
"A presença de Lula da Silva é simbólica e revela um compromisso com o partido que ele (o presidente) ajudou a criar", disse Ricardo Berzoini em declarações ao jornal.
O ex-ministro salientou igualmente que a presença do presidente Lula da Silva nas eleições do PT deverá ainda estimular a participação dos militantes do partido em todo o Brasil na escolha da nova direcção.
Berzoini é o candidato a presidente do PT do chamado "Campo Maioritário", um facção interna que controla o partido e da qual fazem parte os seus principais líderes, entre eles o próprio Lula da Silva.
Berzoini foi indicado para disputar a presidência do PT depois de o actual presidente do partido, Tarso Genro, desistir de concorrer por alegadas divergências com os líderes da facção "Campo Maioritário".
A nova direcção do PT a eleger no domingo substituirá os antigos dirigentes do partido afastados após o envolvimento no escândalo de corrupção política que abala o Governo de Lula da Silva.