Lula da Silva e Hugo Chávez reúnem-se para selar parceria energética
Brasília, 25 Mar (Lusa) - Os presidentes do Brasil e da Venezuela, Lula da Silva e Hugo Chávez, encontram-se quarta-feira em Recife, para tratar de temas da cooperação bilateral, nomeadamente do sector energético, informou hoje o Palácio do Planalto.
"O encontro presidencial deverá apoiar a parceria na área energética entre Petrobras e PDVSA, consubstanciada no empreendimento da Refinaria Abreu e Lima", no Porto de Suape, disse o porta-voz do Palácio do Planalto.
De acordo com Marcelo Baumbach, existem ainda alguns detalhes a serem acertados nessa parceria, mas a expectativa é de que a assinatura do contrato de associação entre a Petrobras e a venezuelana PDVSA ocorra durante a visita dos dois Presidentes à refinaria, na região metropolitana de Recife.
De acordo com o governo brasileiro, metade do petróleo a ser refinado em Abreu e Lima será fornecido pela Venezuela, o que ajudará a equilibrar a balança comercial entre os dois países.
No ano passado, o comércio entre Brasil e Venezuela totalizou 5.069 milhões de dólares, com exportações brasileiras de 4.723 milhões de dólares, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O encontro entre Lula e Chávez servirá também, segundo Baumbach, para analisar o processo de cooperação entre os dois países para exploração de petróleo nos campos venezuelanos de Carabobo I.
Os dois Presidentes sul-americanos vão tratar ainda de projectos conjuntos nas áreas de saúde, educação, transferência de presos, comércio e agricultura, em particular aqueles que dizem respeito à segurança alimentar da Venezuela.
Outro assunto importante a ser abordado é o processo de integração regional.
O protocolo de adesão plena da Venezuela ao Mercosul, bloco integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, ainda não foi aprovado pelo Congresso brasileiro.
Assinado pelos Presidentes do bloco a 04 de Julho de 2006, esse protocolo deve ser aprovado pelos Parlamentos dos quatro membros fundadores do Mercosul para entrar em vigência, o que já foi feito pelos Legislativos de Argentina e do Uruguai.
Na quinta-feira, Lula da Silva participará de um fórum de empresários brasileiros e mexicanos, também no Recife.
Vários ministros integram a comitiva do Presidente brasileiro ao Nordeste, entre eles o da Defesa, Nelson Jobim, da Educação, Fernando Haddad, de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
CMC.