Lula da Silva e José Mujica querem promover a integração regional
São Paulo, 17 jan (Lusa) - O presidente uruguaio, José Mujica, disse hoje, em São Paulo, que está a construir com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva um grupo de intelectuais para promover a integração latino-americana, noticiou a Agência Brasil.
"Estamos empenhados em formar um grupo de intelectuais e de pensadores para dar corpo a uma doutrina para a integração", afirmou o político, após um almoço com o ex-presidente brasileiro, que está em tratamento a um cancro na laringe.
Depois de definida, essa doutrina deverá ser anunciada num evento ainda sem data, no Uruguai. O objetivo é o de consciencializar os povos latino-americanos sobre a importância da união regional.
"Os povos não se deram conta da importância concreta que tem o fenómeno da integração para as suas vidas", afirmou Mujica, que considera que os países latino-americanos passaram 300 anos "de costas" uns para os outros, "olhando para a Europa".
O presidente uruguaio também fez uma avaliação positiva sobre o Mercosul, considerando que o bloco cresceu economicamente. No entanto, disse que ainda existem dificuldades institucionais.
Lula da Silva participou no almoço logo depois de ter sido submetido à décima sessão de radioterapia. Mujica, que está de férias, não teve outros compromissos oficiais no Brasil, para além da visita ao líder político brasileiro.