Lula da Silva oferece um churrasco a George W. Bush em Brasília
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai oferecer um churrasco ao seu homólogo norte-americano, domingo, durante a passagem de George W. Bush por Brasília.
O objectivo de Lula da Silva será mostrar que os recentes focos de febre aftosa, descobertos na região Sul e Centro-Oeste do país, não afectaram a qualidade da carne bovina brasileira.
Desde o início do surto de febre aftosa, cerca de 50 países já anunciaram o embargo total ou parcial da importação de carne bovina brasileira e de seus derivados.
Funcionários da Embaixada dos Estados Unidos foram orientados a inspeccionar as instalações da residência oficial de Lula da Silva e também a qualidade da carne que será servida durante o almoço de domingo.
O presidente Lula da Silva, entretanto, não autorizou a entrada de agentes norte-americanos, alegando tratar-se da "sua residência", segundo publicou a imprensa brasileira.
George W. Bush desembarca ao início da noite de hoje em Brasília, depois de participar na IV Cimeira das Américas, que decorreu em Mar Del Plata (Argentina), e deverá permanecer 22 horas em Brasília.
A primeira visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil terá o maior esquema de segurança de sempre em Brasília, que envolve 1.800 polícias e soldados das forças armadas brasileiras.
O esquema especial de segurança, denominado "Operação América", contará ainda com cães capazes de localizar bombas, armas e produtos químicos, agentes dos serviços secretos e atiradores de elite.
O Blue Tree Park, um dos hotéis mais luxuosos de Brasília, foi totalmente fechado para receber exclusivamente o presidente norte-americano e a sua comitiva.