Lula garante banco público a emprestar com juros baixos

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu na que o banco público Caixa Económica Federal vai voltar a emprestar dinheiro a baixos juros.

Lusa /
Lula da Silva garantiu que a Caixa Económica Federal vai voltar a emprestar dinheiro a baixos juros EPA

"Eu tenho certeza, companheira Maria Rita (Serrano), que nós vamos contar com a Caixa Económica outra vez, vamos contar com seu apoio, com a solidariedade dos funcionários da Caixa Económica, para que a Caixa Económica volte a ser um banco muito mais forte, um banco que empreste dinheiro muito mais barato, com juros muito mais baratos, sem perder dinheiro, porque o banco precisa dar um lucro para poder continuar sobrevivendo", afirmou Lula da Silva, na apresentação da nova presidente do banco.

O chefe de Estado brasileiro voltou a criticar o mercado financeiro: "a gente não pode dar um aumento de salário de 3%, porque é gasto. Não está certo! Não é possível! E nós vamos ter que construir uma outra narrativa nesse país".

A apresentação de Maria Rita Serrano aconteceu um dia depois da tomada de posse de Marina Silva e Sónia Guajajara como ministras do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, respetivamente.

Ainda antes de tomar posse, a 1 de janeiro, Lula da Silva tinha destacado a escolha de 11 mulheres para o seu executivo, composto por 37 pastas.

"Acho que com o 'desgovern' que o Brasil foi submetido durante todos estes anos, nós teremos que trabalhar o dobro para recuperar. Eu estou feliz porque em todos os governos do Brasil nunca teve tantas mulheres ministras", afirmou, referindo-se ao anterior governo de Jair Bolsonaro.

 

Tópicos
PUB