Lula recebe ministros da Agricultura africana

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe esta segunda-feira delegações de 42 países africanos, pela segurança alimentar e pelo combate à fome, disse fonte da diplomacia brasileira.

Lusa /
Lula da Silva analisa com homólogos africanos a segurança alimentar Ueslei Marcelino - Reuters

O "II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural" vai decorrer até quinta-feira na capital brasileira e vai reunir ministros da Agricultura africanos, representantes de organizações internacionais, bancos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, organizações e cooperativas da agricultura familiar, bem como entidades do setor privado.

Fonte da diplomacia brasileira indicou à Lusa que estão previstas delegações de todos os países africanos de língua portuguesa e ainda a presença do secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa.

"Nós vamos falar de cooperação técnica, eles vão fazer visitas de campo, vão ter contacto com iniciativa privada, vão discutir financiamento. Então, eu acho que é uma perspetiva bem completa da produção rural, da segurança alimentar e do fortalecimento da produção local", detalhou o Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

A tónica está ainda centrada na promoção de experiências e tecnologias para fortalecer a produção alimentar local, valorizando a agricultura familiar, a sustentabilidade e as políticas públicas.

O encerramento, na quinta-feira, terá um diálogo de alto nível com painéis sobre sistemas agroalimentares sustentáveis, inovação, políticas públicas e financiamento.

 

PUB