Lula regressa ao trabalho após problema de saúde
O presidente brasileiro regressa esta quarta-feira ao trabalho, com viagens aos estados do Ceará e Pernambuco, após o seu estado de saúde o obrigar a cancelar o encontro de terça-feira com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Lula da Silva cancelou os compromissos de terça-feira, depois de, na segunda-feira, ter sentido um mal estar e ter sido diagnosticado com labirintite, uma inflamação do ouvido interno.
O presidente brasileiro, de 79 anos, passou o dia na residência oficial, não tendo, por isso, se encontrado para uma reunião bilateral com António Costa no Palácio do Planalto.
Desta forma, fonte da presidência brasileira disse à Lusa que uma eventual reunião entre o Chefe de estado do Brasil, Lula da Silva, e António Costa não se vai realizar esta quarta-feira.
António Costa chegou ao Brasil na terça-feira para uma visita de três dias para aprofundar a cooperação entre o país e a União Europeia (UE), nomeadamente ao nível político e comercial, e discutir com Lula da Silva o contexto geopolítico mundial e o Acordo UE-Mercosul (Mercado Comum do Sul), cujas negociações foram concluídas em dezembro passado.
Para esta quarta-feira, fonte do Ministério da Fazenda do Brasil disse à Lusa que está previsto um almoço na residência oficial da embaixada de Portugal com António Costa e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Hadadd.
Na quinta-feira de manhã, último dia da visita, António Costa irá discursar no primeiro Fórum de Investimento UE-Brasil sobre como "Construir um Futuro Forte e Sustentável" e lançará o Diálogo de Investimento entre o país e a União Europeia.