Macau facilita entrada de portugueses na fronteira

por Lusa
Macau vai facilitar a entrada de portugueses no território Jerome Favre - EPA

Macau vai facilitar, a partir de sexta-feira, a entrada de visitantes portugueses no território, com o alargamento da passagem automática fronteiriça a quem for titular de um passaporte de Portugal, anunciaram as autoridades.

Com o objetivo de "elevar a experiência de passagem fronteiriça dos visitantes estrangeiros" e torná-la "mais conveniente e eficiente", a PSP vai permitir que "visitantes estrangeiros titulares de passaporte português e de passaporte de Singapura entrem ou saiam de Macau através dos canais de passagem automática", lê-se num comunicado da corporação, divulgado na quarta-feira à noite.

Nacionais portugueses, com idade igual ou superior a 11 anos de idade, devem efetuar o registo para poderem utilizar os canais nos postos fronteiriços, acrescenta-se na nota da PSP.

As pessoas que efetuam o registo devem ter o passaporte com pelo menos 90 dias de validade, e quem tiver menos de 17 anos deve fazer-se acompanhar pelos pais ou tutor.

Após a inclusão de portugueses e singapurianos na lista de destinatários, o governo "continuará a alargar" a lista, para "promover ativamente a facilitação da circulação de pessoas" e "contribuir para o novo desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau", referiram as autoridades.

Este ano assinala-se o quinto aniversário da Área da Grande Baía, uma das três principais estratégias do líder chinês, Xi Jinping, para a integração regional.

O projeto abrange as regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong e nove cidades da província de Guangdong, através da criação de um mercado único e da crescente conectividade.

 

Tópicos
pub