Macau suspendeu importação de carne brasileira

O Instituto de Assuntos Municipais (IAM) de Macau suspendeu a importação de carne congelada brasileira por uma empresa, depois de um lote ter obtido resultados positivos em testes ao coronavírus SARS-CoV-2 em Hong Kong.

Lusa /
Macau suspendeu a importação de carne congelada brasileira por uma empresa D.R.

O IAM sublinhou que testou amostras do interior e do exterior das embalagens de carne de vaca do Brasil e de carne de porco da Polónia, tendo todas dado negativo ao novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, de acordo com um comunicado divulgado na terça-feira.

O IAM garantiu que tem testado regularmente, desde julho de 2020, amostras de embalagens de carne e outros produtos congelados, sem qualquer resultado positivo em testes nos últimos três meses.

Na segunda-feira, o Centro para a Segurança Alimentar da região vizinha de Hong Kong anunciou que três amostras de carne de vaca do Brasil e uma amostra de carne de porco da Polónia tiveram testes positivos à presença de SARS-CoV-2.

O centro ordenou a eliminação de todo o lote e a desinfeção dos armazéns onde se encontrava a carne.

Em 14 de fevereiro, os Serviços de Alfândega (SA) de Macau anunciaram a detenção de dois homens, acusados de contrabando de dez toneladas de carne congelada.

As patrulhas dos SA foram reforçadas para combater a entrada ilegal de pessoas e bens, "prevenindo a entrada do coronavírus em Macau através de atividades ilegais", indicaram os SA.

A imprensa estatal chinesa tem noticiado regularmente multas aplicadas a comerciantes que importaram, de forma ilegal, carne congelada.
PUB