Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Macedónia do Norte. Presidente leva à escola menina com síndrome de Down vítima de bullying

Na Macedónia do Norte, o presidente do país acompanhou uma menina de 11 anos com síndrome de Down até à escola depois de ter sabido que esta era vítima de bullying.

RTP /
Foto: Stevo Pendarovski/Facebook

Embla Ademi tem apenas 11 anos e sofre de síndrome de Down, condição genética que provoca dificuldades de aprendizagem e problemas de saúde.

Como resultado da sua condição, a menina tem sido vítima de bullying na escola que frequenta na Macedónia do Norte.

O presidente do país, Stevo Pendarovski, soube do caso e disponibilizou-se para levar a criança até ao estabelecimento de ensino. Num comunicado, o gabinete do líder explicou que este “falou com os pais de Embla sobre os desafios que ela e a família enfrentam diariamente”.

“O presidente disse que o comportamento daqueles que colocam em risco os direitos das crianças é inaceitável, especialmente quando se trata de crianças com um desenvolvimento atípico”, refere a nota.

“Não só essas crianças devem usufruir de todos os seus direitos, como devem sentir-se iguais e bem-vindas nas salas de aula e nos recreios. Essa é a nossa obrigação, enquanto Estado mas também enquanto indivíduos, e a empatia é o elemento-chave desta missão comum”.


As imagens de Pendarovski a levar Embla pela mão até à escola tornaram-se rapidamente virais nas redes sociais, com elogios ao chefe de Estado.

O gabinete do presidente partilhou também um vídeo no qual este é visto a dar prendas à menina e à sua família.

“Somos todos iguais nesta sociedade. Vim até aqui para dar o meu apoio e para aumentar a consciencialização de que a inclusão é um princípio básico”, disse Stevo Pendarovski.

O presidente “encorajou e apoiou” os pais de Embla na sua luta pela proteção da filha e firsou que “os preconceitos são o maior obstáculo à construção de uma sociedade igualitária e justa para todos”.

A Macedónia do Norte, que foi em tempos parte da Jugoslávia, é um pequeno país europeu com cerca de dois milhões de habitantes. Stevo Pendarovski é presidente desde 2019.
Tópicos
PUB