Mãe de ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza morreu aos 103 anos

Maputo, 05 jul (Lusa) - A mãe do ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza, Marta André Bocota, morreu na noite de sexta-feira aos 103 anos em Maputo de complicações respiratórias, noticiou hoje a imprensa moçambicana.

Lusa /

"Vovó Marta", como era conhecida, nasceu a 11 de setembro de 1911 em Chongoene, distrito de Xai-Xai, na província de Gaza, foi casada com o antigo professor e enfermeiro Miguel Guebuza, de quem enviuvou em 1968, com oito filhos, incluindo Armando Guebuza, que à data se encontrava envolvido na luta anticolonial.

O corpo de Marta André Bocota será velado na igreja presbiteriana de Chamanculo e vai a sepultar na segunda-feira no cemitério de Lhanguene, em Maputo.

A morte da mãe de Armando Guebuza aconteceu um dia apenas após o antigo chefe de Estado (2005-2015) ter sido avô.

O seu sucessor na Presidência, Filipe Nyusi, que se encontra em presidência aberta à província do Niassa, norte do país, indicou uma equipa do Conselho de Ministros para acompanhar as cerimónias fúnebres de uma figura conhecida em Moçambique pela sua longevidade, num país com uma esperança de vida média de 50 anos.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique, o próprio líder da Renamo, Afonso Dhlakama, maior partido de oposição em Moçambique, enviou uma mensagem de condolências à família do seu adversário político.

Tópicos
PUB