Magnata Jeffrey Epstein encontrado morto na prisão

por RTP
Shannon Stapleton, Reuters

O magnata norte-americano Jeffrey Epstein, acusado de tráfico e abuso de menores, ter-se-á suicidado na cela da prisão de Nova Iorque onde estava em prisão preventiva.

Segundo o jornal New York Times, que cita responsáveis que pediram anonimato, o corpo do magnata Jeffrey Epstein, de 66 anos de idade, foi encontrado sem vida na sua cela da prisão de Nova Iorque, pelas 7H30 locais (11H30 em Lisboa) deste sábado.

A 31 de julho transato, vários órgãos de comunicação de Nova Iorque noticiaram que o julgamento de Jeffrey Epstein deveria iniciar-se entre junho e setembro de 2020. Nesse dia, Epstein compareceu perante o juiz pela primeira vez desde que fora encontrado semi-inconsciente na cela da prisão de Nova Iorque com ferimentos no pescoço.

O canal CNBC informou na altura que antes do incidente, com suspeita de tentativa de suicídio, Epstein tinha recebido documentos legais nos quais uma adolescente de 15 anos denunciava ter sido violada pelo magnata na sua mansão.

Dias antes, o juiz negara o pedido de Epstein para ser colocado em prisão domiciliária até ao início do julgamento.

De acordo com a procuradoria do distrito sul de Manhattan, Epstein terá criado há mais de uma década uma rede para abusar de dezenas de meninas na sua mansão de Nova Iorque e numa outra situada na Florida.

O magnata já tinha enfrentado acusações similares na Florida, mas em 2008 alcançou um acordo extra-oficial com a procuradoria para colocar um ponto final na investigação, tendo cumprido 13 meses de prisão e alcançado um entendimento com as vítimas envolvendo uma reparação em dinheiro.

O acordo foi supervisionado pelo então procurador de Miami, Alexander Acosta, que foi posteriormente nomeado secretário do Trabalho pelo Presidente Donald Trump, e que foi forçado a renunciar do cargo devido às críticas emitidas na sequência da nova detenção de Epstein.


c/ Lusa
Tópicos
pub