Maioria da população mundial viverá na cidade em 2008 - estudo da ONU
Nova Iorque, 27 Fev (Lusa) - Pela primeira vez na história, a maioria da população mundial viverá nas cidades, em 2008, revela um estudo demográfico da ONU, adiantando que os habitantes citadinos do planeta duplicarão em 2050.
Elaborado pela Divisão da População do Departamento de Assuntos Sociais e Económicos das Nações Unidas, o estudo indica que a população mundial que vive na cidade duplicará de 3.300 milhões, em 2007, para 6.400 milhões, em 2050, e salienta que em 2008, pela primeira vez na história, mais de metade dos habitantes do planeta vão residir numa cidade.
Segundo a ONU, em 2050, 69,6 por cento dos 9.200 milhões de habitantes do mundo terão a sua casa numa cidade.
Por oposição a este crescimento da população citadina, os habitantes rurais começarão a diminuir nos próximos dez anos até atingir os 2.800 milhões em 2050, o que representa uma perda de 600 milhões de pessoas relativamente a 2007.
O estudo das Nações Unidas refere ainda que a América Latina e as Caraíbas são as regiões em desenvolvimento do mundo com mais população urbana: no ano passado, 78 por cento dos seus habitantes viviam na cidade, estimando-se que venham a ser 83 e 88 por cento em 2025 e 2050, respectivamente.
Em contrapartida, apenas 40 por cento da população asiática e 38 por cento dos africanos residiam numa cidade em 2007.
Na Europa, as cidades congregavam, no mesmo ano, 72 por cento da sua população, prevendo-se que em 2025 a percentagem aumente para os 76 por cento e em 2050 para os 83 por cento.
A América Latina e as Caraíbas só são superadas pela vizinha América do Norte, onde 81 por cento dos seus habitantes viviam em 2007 em cidades, devendo essa percentagem subir para os 90 por cento em 2050.
"O surpreendente é que a América Latina tem uma população citadina igual ou superior ao do mundo desenvolvido", salientou a directora do Departamento de Assuntos Sociais e Económicos da ONU, Hania Zlotnik, atribuindo o fenómeno aos fluxos migratórios que acompanharam a industrialização dos grandes países da região no início do século XX e à tradição urbana que existia na época colonial.
As projecções das Nações Unidas apontam para que São Paulo, a capital financeira do Brasil, se mantenha em 2025 como a quinta maior área metropolitana do mundo, com 21,4 milhões de habitantes, enquanto Tóquio, no Japão, continuará com o estatuto de maior cidade do planeta, ao somar 700 mil habitantes aos 35,7 milhões que já tinha em 2007.
ER.
.