Mais de 12 milhões vivem em favelas nas grandes cidades
Brasília, 13 Mar (Lusa) - Mais de 12 milhões de brasileiros vivem em favelas nas maiores cidades do país, revela um estudo encomendado pelo governo, que tem em marcha um programa para reabilitar 500 daqueles bairros.
O estudo, que serviu de base ao programa lançado pelo governo brasileiro, foi realizado nas 560 cidades mais populosas e refere que 14,1 por cento dos seus habitantes vivem em favelas, ou seja, 12,4 milhões de pessoas, o que representa o dobro das estimativas do recenseamento de 2000.
A maioria das favelas encontra-se em São Paulo e no Rio de Janeiro, as principais cidades do Brasil, totalizando 4,8 milhões de residentes, o equivalente a 18 por cento da população brasileira.
Em Belém, capital do Estado amazónico do Pará, 51,5 por cento dos habitantes vive nestes típicos bairros de lata erguidos em morros, segundo o estudo.
"Todos estes números são impressionantes. O grande desafio é reabilitar as favelas existentes e evitar que outras surjam", declarou a secretária de Estado brasileira da Habitação, Inês Magalhães.
"Actualmente, um novo fenómeno está a inquietar. As favelas tornam-se mais densas com a construção de prédios de três a quatro andares", acrescentou.
O programa governamental de recuperação de favelas começará a ser concretizado no Rio de Janeiro.
ER.
Lusa/Fim