Mais de 120 mortos e 850 feridos em colisão de comboios no leste da Índia

por RTP
Reuters

Um desastre ferroviário no distrito de Balasore, em Odisha, na Índia, fez pelo menos 120 mortos e 850 feridos. O acidente foi provocado pela colisão entre dois comboios de passageiros e um comboio de mercadorias.

Sudhanshu Sarangi, do corpo de Bombeiros de Odisha, confirmou que já foram recuperados "mais de 120 cadáveres" e adiantou que os números de mortos e feridos podem aumentar nas próximas horas.

"Na última contagem temos mais de 120 mortos e esse número está a aumentar, porque há muitos feridos graves com ferimentos na cabeça", adiantou o responsável.

Amitabh Sharma, diretor da Indian Railways, adiantou à agência France Presse que houve dois comboios de passageiros "ativamente envolvidos no acidente". Um terceiro comboio, um comboio de mercadorias que estava estacionado no local onde ocorreu a tragédia, também acabou por ficar envolvido no desaste, acrescentou.

Um alto representante do governo regional, Pradeep Jena, confirmou que "cerca de 850 pessoas" foram levadas para o hospital.

De acordo com as autoridades regionais, as operações de resgate deverão decorrer até à manhã de sábado.

O acidente ocorreu às 19h30 locais (13h50 em Lisboa).

No Twitter, o primeiro-ministro da Índia assumiu-se "angustiado" com o desastre e indicou que as operações de resgate estão em curso.

“Angustiado com o acidente de comboio em Odisha. Neste momento de dor, os meus pensamentos estão com as famílias enlutadas. Que os feridos recuperem rapidamente. Falei como o ministro das Finanças, Ashwini Vaishnaw, que fez um balanço da situação. As operações de resgate estão em curso no local do acidente e está a ser prestada toda a assistência possível aos afetados”, referiu através da rede social.


Tópicos
pub