Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Mais de 20 mil combatentes do Estado Islâmico persistem na Síria e no Iraque

por RTP
De acordo com a mesma fonte, é provável que um núcleo oculto do Estado Islâmico resista na Síria e no Iraque, marcando presença também em países vizinhos Ibraheem Abu Mustafa - Reuters

Apesar das derrotas militares e do recuo do grupo extremista na região, o Estado Islâmico mantém entre 20 a 30 mil combatentes na Síria e no Iraque. Os dados estão num relatório agora divulgado pelas Nações Unidas. O mesmo trabalho refere uma diminuição dos ataques terroristas na Europa.

O Estado Islâmico perdeu o controlo do autoproclamado califado depois de ter sido expulso em 2017 de Mossul e Raqa, as duas cidades que se encontravam nas mãos da organização terrorista no Iraque e na Síria, respetivamente.

Apesar de muitos combatentes do Estado Islâmico terem sido mortos em combate e outros terem abandonado a zona de guerra, dezenas de milhares permanecem ainda nos dois países.

Segundo explica o relatório da ONU, devido à diminuição da pressão militar das Forças Democráticas Sírias, o grupo extremista “é ainda capaz de realizar ataques no território sírio”, onde controla pequenas cidades e aldeias. Para além disso, apesar de “já não controlar totalmente qualquer território no Iraque, mantém-se ativo graças a células adormecidas”, nomeadamente combatentes escondidos no deserto.

A Organização revela que alguns Estados-membros estimam que o Estado Islâmico tenha entre 20 a 30 mil combatentes no Iraque e na Síria, aproximadamente divididos entre os dois países. Incluídos nestes números está uma componente significativa de “milhares de combatentes estrangeiros”, esclarece o documento.
Diminuição de ataques na Europa
O relatório da ONU dá ainda conta de que “o fluxo de combatentes terroristas estrangeiros para o Iraque e para a Síria praticamente parou”. Por sua vez, o número combatentes que abandonam o território controlado pelo grupo extremista é “mais baixo do que o esperado” e continua a ser um “sério desafio”.No Iémen, o Estado Islâmico só dispõe de menos de 500 homens, contra mais de seis mil da Al Qaeda.

Apesar destes dados, a ONU revela que o número de ataques terroristas na Europa tem caído deste 2017. O relatório refere que a diminuição dos ataques pode estar relacionada com a “quase derrota do chamado califado”. 

De acordo com a mesma fonte, é provável que um núcleo oculto do Estado Islâmico resista na Síria e no Iraque, marcando presença também em países vizinhos. Na Líbia, por exemplo, estima-se que estejam instalados entre três a quatro mil combatentes da organização.

Somália, Iémen, Sinai e Sahel são outras regiões enumeradas pela ONU com presença de elementos do grupo extremista, ainda que em menor escala. O Afeganistão é o país com maior número de combatentes terroristas estrangeiros.
Tópicos
pub