Mais de 2,5 milhões participantes esperados na Jornada Mundial Juventude no Brasil - Vaticano
Cidade do Vaticano, 07 mai (Lusa) - O papa Francisco visita o Brasil, em julho, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um dos principais eventos da juventude católica e que deverá reunir 2,5 milhões de pessoas, disse hoje o Vaticano.
A viagem, de 22 a 29 de julho, vai incluir uma visita às favelas de Manguinhos e um encontro com jovens reclusos.
O Vaticano acrescentou esperar que o carisma e a nacionalidade argentina do papa levem a um aumento da participação nos seis dias da JMJ, evento que decorre a cada dois ou três anos desde 1985.
Eleito a 13 de março, o papa, de 76 anos, visitará também o santuário de Nossa Senhora de Aparecida, considerada a santa padroeira do Brasil, o maior país católico do mundo, a 24 de julho.
Aparecida situa-se a 240 quilómetros a sudoeste do Rio de Janeiro.
O primeiro dia da visita está reservado para descanso do papa, depois da longa viagem desde Roma, disse o Vaticano.
A 25 de julho, Francisco vai rezar missa na praia de Copacabana, no Rio, e abençoar as bandeiras dos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil. O papa visitará as favelas de Manguinhos no mesmo dia.
No dia 26, o papa encontra-se com jovens reclusos, vai confessar alguns participantes na JMJ e presidir a uma procissão em Copacabana.
A 27 de julho, Francisco reúne-se com líderes políticos e religiosos brasileiros. Depois, realiza-se uma vigília e oração no Campus Fidei de Guaratiba, nos arredores do Rio.
A visita do antigo arcebispo de Buenos Aires Jorge Bergoglio termina no domingo, 28 de julho, com uma missa ao ar livre, regressando a Roma no dia seguinte.