Mais de dois milhões de alunos moçambicanos em exames finais de 2025

Mais de dois milhões de alunos moçambicanos em exames finais de 2025

Mais de dois milhões de alunos moçambicanos serão submetidos nas próximas semanas a exames finais do ano letivo 2025, segundo dados do Governo.

Lusa /

Para o efeito foram criados centros de realização de exames em todo o país, previstos de 20 de novembro a 12 de dezembro, num processo para o qual a sexta classe apresenta maior número de alunos inscritos.

"Foram criados 17.822 centros de exames em todo o país, estando inscritos um total de 2.023.837 alunos, sendo a sexta classe, com mais candidatos, num total de 830.244, e a décima segunda, com menos, com um total de 258.550 alunos inscritos", disse o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa.

O executivo moçambicano assegurou igualmente que já decorre o processo de distribuição do livro escolar e outros materiais didáticos para o ano letivo 2026.

"O Conselho de Ministros apreciou a informação sobre a impressão, transporte e distribuição do livro escolar e outros materiais didáticos para o ano letivo 2026, bem como os exames para o presente ano, estando já em distribuição por todas as províncias os livros", assegurou Impissa, após a reunião daquele órgão, na terça-feira.

Em 11 de novembro, o Ministério da Educação e Cultura anunciou que vai reforçar a segurança nas escolas primárias e secundárias durante os exames finais do presente ano letivo, receando possíveis atos de sabotagem por parte de professores que exigem o pagamento de horas extraordinárias em atraso.

"O que lhe posso garantir é que teremos o apoio das Forças de Defesa e Segurança nas escolas tidas como críticas", afirmou o porta-voz do Ministério, Silvestre Dava, citado pela comunicação social.

Dava reconheceu que são apontados atrasos no pagamento de horas extraordinárias de dois meses e 18 dias de 2022, de todo o ano de 2023 e também de todo o ano passado, bem como "melhor enquadramento" na Tabela Salarial Única (TSU) dos professores como razões das reivindicações que a classe apresenta desde finais de 2024, e que concorrem para uma eventual sabotagem aos exames finais deste ano.

 

PUB