Mais de metade dos paulistas dispostos a deixar cidade por causa da violência - Sondagem
São Paulo, Brasil, 25 Jan (Lusa) - Um total de 55 por cento dos habitantes de São Paulo deixariam a cidade, se pudessem, por causa da violência e outros problemas da maior metrópole brasileira, segundo uma sondagem hoje divulgada.
A sondagem do Instituto Ibope, cujos resultados vieram a público no dia em que São Paulo assinala os 454 anos da sua fundação, indica que 58 por cento dos habitantes acham a cidade "pouco segura".
A cidade de São Paulo, capital do Estado com o mesmo nome, tem 11 milhões de habitantes (censo de 2007) e a zona meropolitana 19 milhões. O Estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, tem 40 milhões de habitantes.
Dois em cada dez entrevistados afirmaram que já foram assaltados, e 55 por cento afirmaram estar insatisfeitos com o sistema público de transporte.
As redes públicas de saúde e de educação foram criticadas por 70 por cento e 60 por cento dos entrevistados, respectivamente.
A sondagem conclui ainda que 95 por cento acreditam haver corrupção na administração municipal, e um em cada dez entrevistados admitiu que já pagou algum tipo de suborno a funcionários públicos da cidade, nos últimos 12 meses.
A sondagem revelou igualmente que 77 por cento dos entrevistados acreditam que os investimentos públicos realizados na cidade beneficiam apenas a população rica.
O levantamento entrevistou 1.512 pessoas, entre os dias 05 e 14 de Janeiro, com uma margem de erro de dois 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
MAN.
Lusa/Fim